por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Empresa fundada em Maceió e pioneira na fabricação do óleo de coco, a Copra desenvolveu mais um alimento à base deste derivado: é o creme vegano tipo “maionese”.
No estande da Copra na feira Bio Brazil Fair, Biofach América Latina e Naturaltech 2022, que terminou ontem (11) no Centro de Exposições do Anhembi, na capital paulista, provei tanto a maionese quanto outro lançamento da empresa: a manteiga de coco vegana da linha Coco Show. Provei ainda o néctar de coco e o shoyo de coco da empresa.

A maionese vegana de coco, que deve chegar às prateleiras dos mercados no segundo semestre, tem cor e textura que lembram as maioneses não veganas. Quanto ao sabor, é bom. Tem até um azedinho saboroso. Que gostooooooso!
A maionese vegana ganhou embalagem de bisnaga de 200 g. “O produto é livre de alergênicos”, explicou a nutricionista da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Copra, Maria Eduarda Caetano, ao QUE GOSTOSO!.

A manteiga de coco vegana da linha Coco Show tem cor amarela bem suave e, em relação ao sabor, gostei. Derrete bem na boca. Que gostooooooso!
O produto deve chegar aos mercados no próximo mês de julho.
Causou-me surpresa o shoyu de coco, feito “à base de açúcar de coco e sal do himalaia sem qualquer presença de soja com menos 30% a 40% de sódio”, contou Maria Eduarda. O produto já é vendido nos mercados.
Provei o shoyu de coco com rodelinhas de pepino. A cor é idêntica ao original de soja. Em relação ao sabor, gostei.

O néctar de coco, de cor escura e bem pastoso, é doce pero no mucho. Que gostooooooso! Lembrou o silam, ou seja, o “mel” de tâmaras israelense. Bom para comer com iogurte, salada de frutas, tapioca etc. O produto também já é comercializado.
Para 2023, a Copra deve lançar o leite condensado à base de coco.
Para mais informações sobre a empresa, clique aqui.