Dijon (FR) inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho Foto divulgação Turismo da Bourgogne 4

Dijon inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Uma super atração para quem adora a culinária e os vinhos da França. No próximo dia 6 de maio será inaugurada a Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin (Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho, na tradução do francês) em Dijon. O investimento, totalmente privado, é estimado em € 250 milhões — valor superior a R$ 1,2 bilhão pelo câmbio atual.

Dijon (FR) inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho Foto divulgação Turismo da Bourgogne 3
No alto uma das alas da Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho de Dijon e, acima, perspectiva artística do complexo (foto e imagem/Turismo da Bourgogne)
Dijon inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Alexandre Rizaucourt (Version Unique) e Emmanuelle Hézard Hervieu (Turismo da Bourgogne Franche-Comté) na coletiva no Invino (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Localizado na capital da região da Bourgogne Franche-Comté e a cerca de 2h de Paris, o complexo foi divulgado à imprensa numa coletiva do Turismo da Bourgogne. O evento ocorreu no Invino — Encontro Enoturístico Internacional da América Latina, realizado neste mês de abril no Hotel Unique, em São Paulo.

“A Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho fica numa área de 6,5 hectares, no local do antigo hospital de Dijon”, explicou a chefe do Departamento de Marketing e Promoção Internacional do Turismo da Bourgogne Franche-Comté, Emmanuelle Hézard Hervieu.

Com 70 mil m² de área construída, o complexo é formado por edifícios históricos renovados dos séculos 16, 17 e 18 e prédios contemporâneos.

Dijon inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho Foto divulgação Turismo da Bourgogne 2
A logomarca (divulgação)
Dijon inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho Foto divulgação Turismo da Bourgogne 2
Vista do Centro Histórico de Dijon, Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2015, desde a Torre Le Bon (foto divulgação/Cidade de Dijon)

“A cidade terá escola de gastronomia, exposições, lojas, cinemas, degustação de vinhos e restaurantes, entre outras atrações”, disse o diretor da Version Unique, que representa o Turismo da Bourgogne Franche-Comté no Brasil, Alexandre Rizaucourt. “Com certeza é mais uma atração que vai agradar o brasileiro”, emendou Rizaucourt. “Com um ingresso o visitante vai conhecer toda a cidade”, completou ele.

“Por meio da Cidade, estamos celebrando o estilo de vida lendário da França, que sustenta nossos valores de compartilhar e aproveitar a vida juntos”, afirmou, por meio de um comunicado, o prefeito de Dijon, François Rebsamen.

Dijon inaugura Cidade da Gastronomia e do Vinho Foto divulgação Turismo da Bourgogne 2
Perspectiva artística mais próxima da Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho (imagem/Turismo da Bourgogne)

A Gastronomia Francesa foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2010. E o Centro Histórico de Dijon, a cidade que abriga a Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho, é Patrimônio da Humanidade desde 2015 pelo mesmo organismo de cultura da ONU. Então, numa mesma viagem, os turistas brasileiros vão conhecer duas atrações com a chancela da Unesco.

Para mais informações da Cidade, clique aqui.

Deixe uma resposta