por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Localizada no município de Sete Barras, no Vale do Ribeira na região Sul de São Paulo, a Fazenda Santa Helena somente fabrica queijos de leite de búfala, que são criadas por lá. A atividade queijeira da família Delgado, dona da propriedade, ocorre há cerca de 20 anos. Provei e adorei os produtos vendidos pela fazenda na Feira Sabor Nacional, realizada no mês passado na área externa do Museu do Futebol, na capital paulista. O Crema, como o nome denota, é de uma cremosidade fantástica e o Ambrósio (foto acima), queijo maturado coberto de cera de abelha, é sensacional.
No espaço da Fazenda Santa Helena na feira conversei com os irmãos João e Luiz Fernando Delgado, membros da família proprietária. Eles trouxeram quatro variedades dos queijos que produzem artesanalmente e conservaram com o QUE GOSTOSO!.


Vamos aos quatro tipos:
Crema: é um “bombom” cremoso de queijo, pois por fora é macio e por dentro é bem pastoso. “É bem diferente de uma burrata”, assegurou João;


Penadim: é o meia cura da casa, com maturação de 21 dias;
Pai do Mato: é coberto por cinza vegetal e passa por dois meses de maturação. “É extremamente amanteigado”, assegura Luiz Fernando
Ambrósio: recebe um banho de cachaça e mel, depois é coberto com cera de abelha e fica maturando por três meses.

AS PROVAS
Provei um pedacinho de cada um dos quatro queijos à venda, todos muito, muito bons.
O Crema… É de uma cremosidade intensa. Ótimo. Além de puro, deve ficar bom com tomates confitados ou numa bela salada. Que gostooooooso!
O Pedanim estava bom e o Pai do Mato… Sensacional, amanteigado e bonito de se ver pela capa de carvão vegetal. Uma grande surpresa sensorial. Que gostooooooso!
Mas o grande destaque foi o Ambrósio. Bravo! Até então não tinha visto um queijo maturar envolto na cera de abelha e, antes, levar um banho de cachaça e mel. O sabor é muito bom. Que gostooooooso!

TURISMO
No momento, a fazenda não recebe visitantes. No entanto, há uma promessa para que no final deste ano a propriedade volta a receber visitantes, disse João. A conferir. A Santa Helena integra o Caminho do Queijo Artesanal Paulista.
Para comprar todos os produtos, entre no Instagram da fazenda e clique em São Paulo na linha de publicações. Lá estão discriminados os pontos de venda. Super recomendo os queijos da Santa Helena.
SERVIÇO:
Fazenda Santa Helena
Estrada Mamparra Porta do Céu, 82, Sete Barras/SP
Celulares: (13) 99707-5633 ou (13) 99635-9009
Email: santabufala@yahoo.com.br
Instagram