Kombuchas do Sítio Shimada (SP) são bem saborosas 2022 2 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso

Kombuchas do Sítio Shimada (SP) são bem saborosas

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Chás (preto, preto defumado, verde, branco e dourado), bolachinhas recheadas e kombuchas são produzidas artesanalmente no Sítio Shimada, que possui certificação orgânica. A propriedade de agricultura familiar fica em Registro, distante cerca de 190 quilômetros ao Sul de São Paulo no Vale do Ribeira. Conheci a empresa e provei duas kombuchas na Feira Sabor Nacional, realizada no mês passado na área externa do Museu do Futebol, na capital paulista.

“Tudo começou em 2014, quando minha avó, Ume Shimada (na época com 87 anos), fundou a Fábrica Artesanal de Chá Preto no sítio”, disse a neta Samira Emy Ferreira Kondo ao QUE GOSTOSO! na feira. “Nossa colheita é manual e muito cuidadosa e selecionamos apenas o broto e as duas folhas mais jovens”, completou Samira. A espécie de chá cultivada no sítio é a Camellia sinensis.

Kombuchas do Sítio Shimada (SP) são bem saborosas 2022 1 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
No alto algumas das kombuchas do Sítio Shimada e, acima, parte da família proprietária: Teresinha Eiko Shimada Ferreira, Weber Kondo e Samira Emy Ferreira Kondo na feira (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

KOMBUCHA
Como define no site da empresa, a kombucha é uma “bebida milenar de origem chinesa obtida a partir da fermentação natural da infusão do chá minimamente adoçado realizada por bactérias e leveduras benéficas para a saúde”.

A kombucha do Sítio Shimada “é produzido com o chá orgânico que nós mesmos produzimos, além de água mineral e açúcar orgânico. Assim como o chá, usamos para a saborização frutas, ervas e especiarias, sempre que possível, cultivadas no próprio Sítio Shimada ou eventualmente adquiridas de pequenos produtores de confiança da nossa região”.

Em relação aos sabores à base de chá preto, há seis opções: original, lichia, limão rosa, Cambuci, uvaia e limonada defumada. Sobre os sabores à base de chá verde, confira as 12 opções: gengibre e capim limão, amora, framboesa silvestre, melissa e cunhã, juçara e maná, jabuticaba, maracujá, cajá-mirim, acerola, hibiscus e perilla, lúpulo e grumixama.

Kombuchas do Sítio Shimada (SP) são bem saborosas 2022 3 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Kombuchas e bolachinhas no espaço do Sítio Shimada

AS PROVAS
Na feira tomei dois copinhos bem gelados, uma delícia, das kombuchas de cajá-mirim e melissa e cunhã. Não conhecia nenhum desses sabores.

Ambas estavam doces sem exagero e com cores bonitas: amarela e lilás, respectivamente. Refrescantes. Adorei. Que gostooooooso! Super recomendo.

Também ia provar a bolachinha com gengibre e gergelim, mas tinham vendido o último pacote. Deve ser muito bom.

Kombuchas do Sítio Shimada (SP) são bem saborosas 2022 4 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Alguns dos chás produzidos e vendidos pela empresa

VISITANTES
A propriedade recebe turistas interessados, mediante agendamento, em conhecer de perto a cultura do chá. A visita com degustação custa R$ 70 por pessoa.

Quem quiser comprar os produtos do Sítio Shimada deve ir na parte da loja no site do mesmo (leia o serviço abaixo). A empresa despacha para todo o País, exceto as kombuchas — apenas para os Estados de São Paulo e do Paraná.

SERVIÇO:
Sítio Shimada
Whatsapp: (13) 99686-5602
www.sitioshimada.com.br
Instagram

Deixe uma resposta