Festa da Colônia de Gramado 2021 1 Foto Cleiton Thiele

Festa da Colônia de Gramado chega à 30ª edição

Você que gosta de produto alimentícios feito por pequenos produtores e agricultura familiar, marque na agenda. Entre os dias 23 de setembro e 12 de outubro será realizada a 30ª Festa da Colônia de Gramado, na Serra Gaúcha. O tradicional evento acontece no complexo do Expogramado e busca celebrar os hábitos do interior da cidade apoiados na cultura dos imigrantes portugueses, alemães e italianos.

Por causa da pandemia de Covid-19, a festa seguirá um formato diferente. As cozinhas alemã e italiana, a feira de produtos coloniais com a presença das agroindústrias gramadenses, os bierplatz com o tradicional bolinho de batata e os fornos com o preparo de cucas, pães e o tradicional pãozinho com linguiça estarão presentes no evento, porém seguindo todos os protocolos de segurança. “Faremos uma festa linda, vamos matar a saudade. E será cheia de novidades. As rodadas de negócios vão aproximar os produtores ao trade turístico”, afirma a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk.

No alto cucas sendo assadas no forno à lenha e, acima, os bolinhos de batata: dois produtos presentes na festa gramadense (fotos Cleiton Thiele)

ATRAÇÕES
Entre as atrações da festa, a organização destaca os fornos de barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo as famílias do interior do município gaúcho.

O Café Colonial vai apresentar uma tradicional casa do interior servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Wolf, da Linha Gambelo. As Cozinhas da Oma e da Nonna, respectivamente avó em alemão e italiano, oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila.

A feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas agroindústrias e famílias que proporcionam mais qualificação na apresentação dos produtos.

A Corte da Festa da Colônia é formada pela rainha Maxine Fassbinder, da localidade do Quilombo Alto, e pelas princesas Alessandra Carina Grauer, da Linha Marcondes, e Mariana Pereira, da Linha Carahá.

A exposição e venda de produtos agropecuários

SERVIÇO:
30ª Festa da Colônia de Gramado — Expogramado
Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro, Gramado/RS
De 23 de setembro a 12 de outubro de 2021
Horários: segundas, quartas e quintas e domingos, das 10h às 22h; sexta e sábado, das 10h às 23h; fechado às terças, com exceção do feriado de 12 de outubro
Entrada e estacionamento gratuitos

Deixe uma resposta