Os sócios Maurício Porto e Guilherme Valle inauguram no mês passado o Caledonia Store, um e-commerce com quase 200 rótulos de whiskies de todas as parte do mundo. O objetivo ainda é ser além de um canal de vendas, mas uma plataforma de difusão de conhecimentos sobre whisky, de modo a auxiliar o cliente na hora da compra, enfatizam Porto e Valle.
Os sócios notaram uma forte tendência dos frequentadores do Caledonia Whisky & Co. – o bar dedicado à bebida e aos coquetéis, que abriram no início de 2020 em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo – em adquirir garrafas ao invés de coquetéis. O bar, além de servir doses e coquetéis, disponibiliza também a venda de garrafas no local.
Foi daí, entre outros fatores, que surgiu a ideia de criar o Caledonia Store para entusiastas do whisky. “A ideia é esmiuçar o que cada rótulo tem de melhor, explicar as características e o modo de produção. Por exemplo, se é um blend, contar quais single malts compõem aquele blend, e assim por diante, ou educar sobre os diferentes tipos de whisky a partir das origens como Escócia, Estados Unidos, Japão e Irlanda. Assim, a plataforma vai facilitar a escolha e o consumo de rótulos a partir do perfil e gosto de cada cliente, atuando como uma ´consultoria´ online a serviço de quem é iniciado e dos que ainda estão iniciando os primeiros passos para se tornar entusiastas da bebida”, explicam os sócios por meio de um comunicado.
MADE IN BASIL
Os sócios asseguram que será destinado um espaço especial aos whiskies brasileiros, que, a exemplo de alguns vinhos e espumantes, “têm revelado padrões de excelência compatíveis aos estrangeiros”, em especial o Union, lançamento de destilaria do Rio Grande do Sul, e os Lamas, de Minas Gerais.