Parceria planeja fomento a roteiros gastronômicos no Nordeste

DA SECRETARIA DE TURISMO DE SERGIPE

Neste mês de junho uma videoconferência entre os secretários de Estado do Turismo e da Agricultura de Sergipe, e a Embrapa Alimentos e Territórios, sediada em Maceió, deu início a uma parceria com foco principal em potenciais Roteiros Gastronômicos nos dois Estados e em Pernambuco, bem como as interfaces com os setores do Turismo, Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo a Embrapa, a iniciativa se alinha com o objetivo institucional de gerar pesquisas e soluções tecnológicas para a valorização dos produtos da biodiversidade e desenvolvimento sustentável dos territórios, e constitui uma oportunidade de desenvolvimento de um projeto conjunto, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Sobre o encontro preliminar dos gestores sergipanos com o técnico da Embrapa, Ricardo Elesbão, o secretário da Agricultura de Sergipe, André Bomfim, destacou que a proposta da parceria gera perspectivas positivas de valorização de atividades típicas de determinadas regiões do Estado, como a pesca (foto no início do texto/Arquivo Seagri) do Baixo São Francisco e as queijarias do Alto Sertão. “A exploração de roteiros gastronômicos associados ao turismo rural tende a gerar uma cadeia de desenvolvimento nessas regiões a partir da geração de renda de muitas comunidades rurais, que por vezes possuem baixo IDH. Nesse caso, devem ser envolvidos pescadores, marisqueiras e as cadeias produtivas dos engenhos e do artesanato. Algumas dessas rotas já estão bem consolidadas. Pretendemos fortalecer os roteiros já existentes, juntamente com a Secretaria de Turismo, e ampliar para novas atividades, quando passar essa fase de pandemia”, disse Bomfim.

O secretário de Turismo de Sergipe, José Sales Neto (foto/Arquivo Setur-SE)

Elesbão explica que a demanda surgiu da unidade nova da Embrapa, chamada Alimentos e Territórios, que apesar de sediada no Estado vizinho, tem atuação nacional. “Essa é uma unidade que está muito envolvida com a temática do turismo. A Embrapa sempre foi mais voltada para os setores agrícolas, e esse casamento do turismo com o agricultor é algo que já existe há muito tempo em outros países, como na Europa, por exemplo, então, a nossa unidade nasce também partindo disso. Já tem quase um ano que estamos conversando com o BID, e esse foi o motivo de nosso encontro com o secretário Bonfim, para trabalhar um projeto que envolve a consolidação de rotas turísticas envolvendo a agricultura e a gastronomia, pensando em roteiros turísticos que pautem a questão agrícola”, revelou.

Ainda segundo o técnico da Embrapa, em Sergipe despertaram o interesse da unidade os engenhos, a produção de cachaça, de queijos e também foi levantada a questão das marisqueiras. “A ideia é que a gente possa, a partir do projeto, dar suporte à governança dessas comunidades, onde existe essa produção, para que possam se consolidar enquanto regiões aptas a receber o turista. Esse projeto começou pensando, inicialmente, nas possibilidades de roteiros turísticos e gastronômicos. No final do ano passado, o BID pediu uma adequação do projeto, que continua com a mesma temática, mas agora com essa preocupação pós-pandemia, que surgiu nos últimos 30 dias. Essa é a nossa ideia, uma proposta que envolve Sergipe, Alagoas e Pernambuco, para fomentar esses novos roteiros turísticos, unificando-os à questão agrícola”, detalhou Elesbão.

De acordo com o secretário de Turismo, José Sales Neto, a Setur vislumbra resultados positivos para a parceria e considera que o apoio ao turismo rural é de extrema importância para toda a cadeia produtiva. “Esse projeto da Embrapa com o BID vem ao encontro de um planejamento que já estamos desenvolvendo para a consolidação e formação de roteiros nesta área. A gastronomia tem potencial pra alavancar os roteiros de turismo rural e a parceria com a Secretaria da Agricultura de Sergipe cria a sinergia positiva necessária, pois integra o agricultor familiar nessa cadeia. Tem tudo pra dar certo. Tem tudo para ser um sucesso”, avaliou Sales.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s