Sementes de pimenta biquinho salmão já estão à venda

DA EMBRAPA

A caçula do portfólio de cultivares de pimenta desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento de Pimentas e Pimentões (Capsicum) da Embrapa Hortaliças (Brasília), a BRS Tui – pimenta biquinho de cor salmão –, é também a mais nova integrante das variedades oferecidas pela Isla Sementes, empresa que produz e comercializa sementes de hortaliças, flores, temperos, ervas e árvores.

A inclusão da cultivar BRS Tui no catálogo da empresa foi anunciada em 4 de junho último no Sementita, informativo online da Isla Sementes, que destaca algumas das características da primeira pimenta do tipo “biquinho” de coloração salmão do mercado brasileiro: frutos adocicados, crocantes e aromáticos e produção de até 30 toneladas de frutos por hectare nas condições da região Centro-Oeste, durante o período de seca, com a colheita iniciando cerca de 90 dias após o transplantio das mudas para o campo.

Além desses atributos, a BRS Tui também conta com propriedades antioxidantes – 250 mg de vitamina C por 100 g de frutos, enquanto a média de outras variedades do tipo “biquinho” é de 99 mg com a mesma quantidade de frutos. A uniformidade das plantas e dos frutos é apontada como um diferencial para atender o mercado de frutos frescos e de processados na forma de conservas, geleias e vinagres aromatizados e, ainda, o nicho de plantas ornamentais.

“A BRS Tui é a primeira cultivar de pimenta biquinho de coloração salmão disponibilizada no mercado e foi desenvolvida com o objetivo de que novos nichos e oportunidades sejam explorados pela cadeia produtiva de pimentas”, diz a pesquisadora Cláudia Ribeiro, coordenadora do programa Capsicum.

No alto, a BRS Tui pronta para a colheita e, acima, o cultivo da pimenta (fotos Cláudia Ribeiro/Embrapa)

TRAJETÓRIA
Até chegar aos campos de produção, a BRS Tui seguiu os caminhos normalmente percorridos pelos materiais desenvolvidos pela Embrapa, isto é, a cultivar foi oferecida em edital de oferta pública de semente genética, exclusivo para produtores de sementes cadastrados no Renasem, para concessão de licenciamento da produção e comercialização das sementes.

O processo de oferta pública ocorreu em janeiro de 2019, com a Isla Sementes levando para casa a licença e o compromisso para a produção de sementes da BRS Tui que passa a representar uma alternativa a mais para o produtor de pimentas, um segmento formado, em sua maioria, por pequenos produtores da agricultura familiar.

As plantas de BRS Tui apresentam hábito de crescimento intermediário, com aproximadamente 70 cm de altura e 1 m de diâmetro. Os frutos de formato triangular pontiagudo, pendentes e com superfície lisa, apresentam coloração verde clara quando imaturos e salmão quando maduros, com largura média de 1,8 cm por 3,2 cm de comprimento e 2 mm de espessura de parede.

A pimenta BRS Tui é indicada para plantio em todo o território nacional. É exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas. Em regiões mais frias, deve ser cultivada a campo preferencialmente nos meses de altas temperaturas, que favorecem a germinação das sementes, o desenvolvimento da planta e a frutificação.

O desenvolvimento da cultivar BRS Tui contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Emater-GO, que atuou na validação agronômica do material.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s