Franchuteria: a melhor padaria de S.Pedro de Atacama

por Claudio Schapochnik

Pão é tudo de bom. E quando você acha o pão gostoso num lugar onde há quase sempre pão não saboroso, você “pira”, né? A Panadería y Pastelaría Franchuteria, em San Pedro de Atacama, no Norte do Chile, assa os melhores pães comi por lá. O dono é um francês que se apaixonou e radicou por lá e, também com senso de empreendedorismo e oportunidade, fundou este lugar sensacional.

Já tinha lido algo sobre a Franchuteria antes de fazer essa viagem de férias para o Atacama, em janeiro passado com minha esposa. Tudo convergia para ótimos adjetivos.

A entrada da Franchuteria (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
As mesas da área externa, entre árvores de chañar, espécie típica do Atacama

Numa tarde eu e minha esposa estávamos “tão perto e tão longe” da padaria mas, depois, vimos que não a encontramos por pouco. Depois conhecemos e provamos as baguettes da padaria por causa dos cafés da manhã que estavam incluídos nos passeios da Araya Atacama. Compramos os tours dessa operadora de receptivo, que tem a Franchuteria como fornecedora de pães.

Nossa, a baguette é igual, pudera!, como se faz na França. Do mesmo tamanho, casca crocante e interior macio. Show! Nos cafés dos passeios, quase sempre comia as fatias da baguette com manteiga e ovos mexidos ou com manteiga, queijo e frios.

Pães de ótima qualidade
A padaria de fato, com a bandeira do Chile

SANDUÍCHE COM BOM RECHEIOS
Num dia resolvemos ir lanchar na padaria e agora sabíamos onde ficava. O terreno do lugar, até chegar de fato à padaria, é grande e reúne muitas árvores e mesas ao ar livre.

Assim que você entra na padaria, à esquerda vê a parte industrial, onde ficam os fornos; em frente as lindas vitrines com baguettes, croissants e pain au chocolats; e à direita um salão com mesas e uma cozinha.

Sentamos nesse salão e pedimos dois sanduíches na baguette. Eu pedi de presunto de parma com queijo e minha esposa, de salmão defumado. Para beber, água.

No início do texto e acima, o meu sanduíche: muito bom

Nossa, quando chegaram à mesa… Uau, eram sanduíches enormes! Bem recheados, sem miséria! Vinham numa travessa de madeira acompanhados por dois tipos de molho, uma faca e uma colherzinha. Um desses molhos, o verde, por causa da palta (abacate), era o mais saboroso. Algo parecido como uma maionese vegana.

O preço de cada um, desculpe caro(a) leitor(a), esqueci de anotar, mas creio que não passou de 7 mil pesos cada. Para quem não está com muita fome, equivale a uma refeição. Valeu super a pena. Recomendo.

O croissant perfeito…
…recheado de chocolate: delícia

CROISSANT
Na segunda ida à padaria, fomos para comer algo doce – a sobremesa de um almoço em outro lugar. Ah, pedimos certeiramente um croissant recheado de chocolate. Muito bom! Massa deliciosa e chocolate saboroso, que poderia ter em maior quantidade.

Olha, a Franchuteria é ipsis literis como o seu slogan, sem qualquer falsa modéstia: “Um oásis de bom pão no meio do deserto”.

O slogan no site da padaria: pura verdade (imagem reprodução)

SERVIÇO:
Panadería y Pastelaría Franchuteria
Rua Gustavo Le Peige, 527, San Pedro de Atacama, Chile
Horário: segunda a sexta, 7h às 20h30, e sábado e domingo, das 7h às 20h; fecha nos feriados nacionais
www.lafranchuteria.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s