por Claudio Schapochnik
Quiabo… Adoro. Com ou sem baba, cozido, assado, com frango, no acarajé, na salada e… Em conserva! Sim, há quiabo em conserva produzido pela Romar, da cidade paulista de Piacatu – distante 550 quilômetros da capital do Estado. Fiz esta descoberta no evento Feito em São Paulo, que integrou o projeto SP Gastronomia, realizado no mês passado no Memorial da América Latina. O produto é uma delícia.
O quiabo em conserva não poderia ter “saído” de outro lugar: Piacatu é considerada a capital do quiabo no Estado de São Paulo. O produto leva a assinatura de Rosângela e Marlene, respectivamente, o “Ro” e o “Mar” que formam o nome Romar.

Elas são da família Vendrame, que produz quiabo há mais de 30 anos e transporta frutas e legumes da região para a Ceagesp, na capital paulista.
“É tudo artesanal, e elas levaram um ano de testes até chegar ao produto final”, contou Sílvio Vendrame. O pote de vidro com os quiabos em conserva pesa 500 g e 320 g (drenado) e contém metade de uma cebola pequena e uma pimenta vermelha.
Provei algumas rodelinhas do quiabo em conserva e é uma delícia. É crocante e bem temperado. Ideal como uma entrada ou tira gosto e acompanhado de uma boa cerveja gelada. No Feito em São Paulo, cada vidro era vendido a R$ 15.

Para comprar o quiabo em conserva Romar, Sílvio conta que é vendido em Piacatu. E em São Paulo? Como a família Vendrame também atua no transporte de frutas e legumes para a Ceagesp, na capital, há a possibilidade de eles levarem o produto para algum distribuidor. Mas, para ter certeza, é melhor entrar em contato pelo serviço abaixo.
Recomendo o quiabo em conserva Romar. Ótimo!
SERVIÇO:
Romar – Quiabo em conserva
Avenida Paschoal Crema, 142, Centro, Piacatu/SP
Tel. (18) 3693-1280
Celulares: (18) 99623-2742 e 99709-2545
E-mail: silvio.vendrame@hotmail.com
Facebook