por Claudio Schapochnik_Caxambu/MG
No Hotel União, em Caxambu – no Sul de Minas Gerais e a cerca de 360 quilômetros de São Paulo –, o cardápio é item sempre presente nas mesas do salão onde funciona o restaurante – onde são servidos o café da manhã, o almoço e o jantar.
O estabelecimento trabalha com meia-pensão, ou seja, o hóspede ao efetivar a reserva escolhe se quer o café e o almoço ou o café e o jantar. Quando me hospedei no Hotel União em dezembro de 2018, com minha esposa, optamos pela segunda opção – café e jantar.

Logo na primeira refeição noturna, vi o cardápio à mesa, com quatro páginas. Achei muito bacana a iniciativa, não apenas por causa da função primordial, a de informar o hóspede sobre a refeição, mas porque o folheto tem algo a mais.
Este diferencial pode ser um poema, um texto curto sobre um prato, enfim, uma informação diferente que agrega valor ao menu. Sempre presente na última página. Achei um barato esta ideia. O diretor do Hotel União, Raul Spinelli, é quem elabora o cardápio.


Os cardápios são impressos apenas para o almoço e o jantar, servidos à la carte. O café da manhã é servido em sistema de bufê.
Fica a dica: que outros hotéis façam o mesmo. A ideia é muito boa.

O Que Gostoso! hospedou-se no Hotel União a convite da direção do empreendimento