por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Para celebrar, pelo terceiro ano consecutivo, mais uma edição do Pint of Science – quando a academia se volta à comunidade maior para debates de temas científicos sem o jargão dos mesmos em um local descontraído –, a Cervejaria Nacional criou a cerveja sazonal do evento. Neste ano foi a Simbiótica Nacional Ipa.
Detalhe: a bebida foi elaborada com lúpulo 100% brasileiro, cultivado pela Primo Lúpulos, de Saltinho, cidade na região de Piracicaba.

O lançamento do novo rótulo ocorreu na semana passada (terça, dia 14) na Cervejaria Nacional, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Em paralelo, o Pint of Science teve um debate super interessante no local sobre física com o tema da matéria e energia escuras, dos professores Raul Abramo e Edivaldo Moura, ambos do Instituto de Física da USP.
O Pint of Science ocorreu durante três dias (13, 14 e 15 de maio) em São Paulo e em outras 179 cidades do Brasil e de mais de 20 países. O evento ocorre desde 2015.
O nome do projeto é um jogo de palavras, daí o aspecto descontraído e fora da universidade, que usa a palavra pint. Trata-se da unidade de medida do copo para tomar bebidas, sobretudo cerveja, criada no Reino Unido e equivalente a 568 ml. Nos Estados Unidos, a unidade equivale 473 ml e na Austrália, 500 ml.
“A nossa Simbiótica Nacional Ipa, de coloração clara e fácil de ser bebida, lembra o sabor de uma salada de frutas”, descreveu o autor da receita, o mestre-cervejeiro da Cervejaria Nacional, Marcos Braga, em sua apresentação. Assim como as outras sazonais da casa, Braga produziu 500 litros. Acabou, acabou.

A cerveja que Braga produziu tem, entre os insumos, o lúpulo da Primo Lúpulos. Para celebrar a parceria com a cervejaria, o dono da empresa, Henrique Machado, esteve presente no evento.
“Produzo lúpulo há dois anos no interior paulista e forneço o produto, ingrediente que dá aroma e sabor à cerveja, para cervejaria artesanais”, disse Machado ao QUE GOSTOSO!.
Machado é membro da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), fundada em 2018, e passou alguns dados interessantes relativos a uma pesquisa da entidade realizada em 2023.
“De acordo com a pesquisa, 13 Estados e 99 municípios produzem lúpulo no Brasil; no Estado de São Paulo há o maior número de produtores e no de Santa Catarina, há a maior área cultivada”, disse ele.

Segundo Machado, as perspectivas de o Brasil ser um grande produtor do insumo são bem grandes. “Enquanto nos países do Hemisfério Norte há apenas uma safra anual, aqui no nosso País há de duas a três safras de qualidade e 100% de aproveitamento comercial por ano”, comparou o produtor. Motivo: pela utilização da iluminação artificial da cultura.
“Do lúpulo, que é uma planta trepadeira, interessa apenas a flor. Esta é a parte que colhemos e vendemos às cervejarias”, explicou Machado.
Ainda em relação à Simbiótica Nacional Ipa, achei a cerveja bastante saborosa, leve e com aroma destacado de banana. Que gostooooooso! Super recomendo.
SERVIÇO:
Cervejaria Nacional
Avenida Pedroso de Morais, 604, Pinheiros, São Paulo/SP
Tels. (11) 2609-3993 e (11) 99712-5576
www.cervejarianacional.com.br
Primo Lúpulos