Catherine, em Gramado, une França e produtos locais Foto Divulgação Catherine Gramado

Catherine, em Gramado, une França e produtos locais

Gramado, na Serra Gaúcha, case de sucesso do turismo nacional, é uma das cidades mais belas do País e recebe – muito bem – milhões de turistas de todos os Estados e do Exterior. A gastronomia é, sem dúvida, um dos grandes destaques locais. No cenário gastronômico gramadense, o restaurante Catherine Gramado, aberto em 2021, se diferencia por se inspirar na culinária francesa e não na trazida pelos imigrantes portugueses, italianos e alemães – as correntes mais numerosas que colonizaram o município.

O Catherine está localizado num casarão histórico de 500 m², no Centro de Gramado e em frente à Praça das Rosas – ponto turístico na Serra Gaúcha.

Como sócios do empreendimento estão os restaurateurs Josiano Schmitt e Evandro Catuci, também designer de interiores, e o chef Nícolas Heckel.

Catherine, em Gramado, une França e produtos locais Foto 3 Corte Food Divulgação Catherine Gramado
No alto, a entrada do restaurante Catherine no centro de Gramado (foto divulgação/Catherine) e, acima, o chef da casa, Nícolas Heckel (foto Corte Food/divulgação Catherine)

O nome do restaurante é uma homenagem à figura histórica de Catherine di Médici (1519-1589), a rainha consorte da França no século 16, de origem italiana, que revolucionou a gastronomia e a cultura francesas.

“O restaurante preserva a memória da pioneira família Perini, que morou no casarão e se tornou referência em hotelaria na cidade”, destaca por meio de um comunicado Evandro Catuci, que também assinou a decoração interior do estabelecimento.

“O respeito pela estrutura original aparece nos cômodos, detalhes e acabamentos. No chão de um dos salões e nas paredes da adega, há dormentes de trem. Elementos rústicos, como ferro, cipó e cimento queimado, contrastam com cores vibrantes como laranja, rosa, verde e roxo. Flores estão espalhadas por todos os cantos da casa, até mesmo no teto da recepção”, completa Catuci.

O sócio e designer de interiores conta ainda que o Catherine faz uma ampla homenagem às mulheres. “Espalhadas pelas paredes estão telas de ícones femininos, como Marilyn Monroe (1926-1962) e Edith Piaf (1915-1963), esculturas femininas provenientes de antiquários locais e internacionais e quadros com retratos de mulheres assinados pelo artista Victor Hugo Senger”, descreve ele.

Catherine, em Gramado, une França e produtos locais Foto 1 Corte Food Divulgação Catherine Gramado
A decoração homenageia as mulheres, como essa obra que retrata a cantora francesa Edith Piaf (foto Corte Food/divulgação Catherine)

A reverência às mulheres continua “no menu, na carta de drinques assinada pela mixologista Claudia Schumacher, na sommelière Rosa Fattori, em seus festivais ao longo do ano e nas apresentações musicais da casa, sempre dando protagonismo às mulheres.”

Em relação à cozinha, o líder é o chef gramadense Nícolas Heckel. Ele tem uma longa carreira no Exterior (Países Baixos e Itália) e no Brasil. Em São Paulo, trabalhou no DOM, Maní, L´Amitié e Brasil a Gosto.

“No menu, de inspiração francesa, faço uma releitura de clássicos e tenho a preferência por ingredientes frescos, locais, sabores afetivos e uma pitada da Serra Gaúcha”, explica Heckel, também por meio de uma nota.

“O que procuramos fazer no Catherine é exatamente isso: respeito ao ingrediente, às mulheres e aos visitantes”, resume o chef. “Se depender do Catherine, os turistas terão um motivo a mais para ir a Gramado.”

Em relação ao menu, ele privilegia queijos e a charcutaria regional. “Dentre os pratos autorais, há o Confit de Canard, o pato cozido a vácuo, lentamente, com molho demi-glace de mexerica — a bergamota para nós, gaúchos. Prato acompanhado de creme de cenoura, lentilhas pretas e sálvia. Um processo de 72 horas, com respeito à sazonalidade de cada item e ao tempo de elaboração de cada preparo”, descreve.

Catherine, em Gramado, une França e produtos locais Foto 2 Corte Food Divulgação Catherine Gramado
O prato Confit de Canard (foto Corte Food/divulgação Catherine)

“Meu ingrediente preferido é a carne suína, que aparece em pratos como o Côtelette de Porc Gratiné (costela suína gratinada com purê de batata e alho, molho demi-glace, salada de rabanete fermentado e cogumelos refogados).”

O carro-chefe da casa é a fondue, ressalta Heckel, “que faz a alegria dos turistas na temporada de inverno. Como a de queijo com cogumelos e aroma de trufas ou a de carne servida na pedra ou no vinho”.

Mas para a temporada de verão – estação que segue até 20 de março –, sugere o chef, “as apostas são as saladas especiais, com proteínas, como Salade de Crevettes (camarões, aspargos, folhas, ervilhas, maionese de açafrão, ovas de peixes, rabanetes) e Saumon Cru (salmão cru, leche de tigre, arroz selvagem, pimenta biquinho e rabanetes)”.

SERVIÇO:
Catherine Gramado
Rua Emílio Sorgetz, 200, Centro, Gramado/RS
Tel. (54) 2136-5252
Horário: segundas à sexta, 18h à meia-noite; e sábado e domingo, 12h à meia-noite
www.catherinegramado.com.br
Instagram

Deixe uma resposta