por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
No Bom Retiro, um dos mais multiculturais de São Paulo, a culinária acompanha bem essa característica do bairro na região central da cidade. A Colômbia está presente com o restaurante Café Colombiano instalado dentro da Oficina Cultural Oswald de Andrade, na famosa rua Três Rios. Almocei recentemente com um amigo nessa casa, que já gostei.
O Café Colombiano funciona há alguns anos dentro da oficina cultural que leva o nome de um gigante da literatura brasileira e do Movimento Modernista: o paulistano Oswald de Andrade (1890-1954). É de propriedade do casal Patrícia, brasileira, e Rubén, colombiano.



O restaurante ocupa um grande espaço, com várias mesas de várias configurações, decoração com faixas de tecido nas cores da bandeira colombiana (azul, amarela e vermelho). No balcão fica um filtro com água para os clientes, sem precisar pagar a mais, e alguns bolos.
Na entrada, pertinho de uma obra que retrata Oswald de Andrade, dois cardápios em lousas escritas à mão informam sobre os pratos. Nas mesas outro menu, este de papel, cumpre a função.

A ESCOLHA
Minha expectativa e, depois soube, e a do meu amigo era comer o famoso prato colombiano chamado Bandeja Paisa (R$ 39).
Típico do Departamento de Antioquia, o prato reúne arroz, feijão vermelho cozido com banana da terra, carne moída, linguiça, torresmo, ovo, arepa, banana da terra madura e abacate. Tem alguma semelhança com o nosso Virado à Paulista.
Escrevi era pois fui certeiramente para provar a Bandeja Paisa. Errei no dia. Fui numa quarta e esse prato é servido às teças, às sextas e aos sábados.


Em virtude desse “erro”, fui de outro prato típico: Arroz de Coco (R$ 39), típico do Caribe colombiano — arroz feito no leite de coco natural com uvas passas e um toque de rapadura, acompanha peixe empanado sobre uma cama de purê e patacones (fatias de banana da terra fritas e esmagadas que lembram uma panqueca). É servido às quartas, às sextas e aos sábados.
O ALMOÇO
Fui atendido por uma garçonete muito simpática, que trouxe (não sabia) uma boa saladinha de entrada. Que gostooooooso!
Os pratos levaram cerca de 20 minutos para chegar, e quando chegaram à mesa estavam quentes. Muito bom.


O arroz estava no ponto certo e com as uvas passas — eu gosto de arroz com passas — não numa quantidade exagerada. Achei bacana isso. O peixe empanado estava sequinho e muito bom, que combinou muito bem com o purê de abóbora, levemente doce. Que gostooooooso!
Gostei de provar o patacón: banana da terra, que adoro, comida sob a forma salgada. Muito bom. Que gostooooooso!
Outro destaque da casa é o molho de pimenta. Saboroso e ardido. Coloquei bastante nas minhas garfadas. Que gostooooooso!

Para beber, fui de água filtrada. Para fechar o almoço: café colombiano, por supuesto, coado. Que gostooooooso!
Gostei muito do Café Colombiano, que tem ainda outras opções da Colômbia e também veganas. Recomendo a casa. Pretendo voltar para realizar o desejo de provar a Bandeja Paisa.
SERVIÇO:
Café Colombiano
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo/SP
Instagram