por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Pardinho/SP*
O café é uma das atividades comerciais mais importantes de Pardinho, cidade distante cerca de 200 quilômetros a Oeste de São Paulo pela rodovia Castello Branco. Para mostrar a atividade aos visitantes (leia-se praticar o Turismo Rural), a produtora de cafés especiais Cuesta Café desenvolveu um Coffee Tour. Fiz o passeio guiado e adorei. Valeu demais.
O Coffee Tour ocorre na Fazenda São Pedro do Pardinho, na área do Alto Cuesta. “Com altitude de 900 a 1.050 metros, a região possui clima ameno, com temperatura média anual de 19° C , o qual propicia a produção de café de extrema qualidade”, explica o site da Cuesta Café.

Logo na entrada da propriedade há um concorrido café aberto ao público, que serve as bebidas produzidas na fazenda e várias delícias para comer — tema de outra futura reportagem desta série sobre Pardinho aqui no QUE GOSTOSO!.
Outro destaque desse estabelecimento da Cuesta Café é a vista da região, do alto de uma altitude de, no mínimo, 900 metros.
É nesse café que os turistas encontram os dois simpáticos e atenciosos profissionais da cafeicultora: o guia Robinson Kimura e o tratorista Agnaldo Eburneo Filho, o seu Ninho.

Designer formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Kimura tinha um café em São Paulo e aceitou a proposta de trabalhar da Cuesta Café para o Coffee Tour. Seu Ninho é “patrimônio” da casa, onde trabalha há muitos anos.
A Fazenda São Pedro do Pardinho, localizada na região paulista do Alto Cuesta, trabalha com café desde 1881. A propriedade cultiva grãos 100% arábica em três variedades: Cereja e Jasmim (microlotes) e Bourbon.
O tipo de café produzido é o especial. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a categoria, entre outras características, traz aromas e sabores mais complexos.

DA MUDA À PROVA DA BEBIDA
O Coffee Tour usa um “trenzinho” puxado pelo tratorzão guiado com todo o cuidado pelo seu Ninho.
No programa, que leva cerca de 2h30, o turista conhece o berçário (viveiro), o cafezal (lavoura), o terreiro de secagem e a torrefação, onde ocorre a degustação do café.
No cafezal, Kimura incentiva os visitantes provarem o café, nessa etapa, o fruto do cafeeiro — que estavam amarelados. Para minha grata surpresa, depois da casca, a película que reveste o grão, não comestível, tem um sabor delicado, levemente doce e muito saboroso. Adorei prová-la.


Na etapa seguinte, a do terreiro, há uma grande estrutura para o início da classificação dos frutos. Depois de separados, são levados ao grande terreno cimentado para a secagem.
Logo depois ocorre a parte mais gostosa do Coffee Tour: a prova da bebida com os grãos produzidos na fazenda. O local é uma construção antiga onde, dentro, há vários equipamentos antigos e modernos do segmento.
Lá Kimura explica o processo de torrefação e moagem, as categorias de café e os modos de extração da bebida, entre outras informações interessantes da cultura cafeeira.


Ao final, que gostooooooso!, o cafezinho fresquinho da Cuesta Café. Delícia. E ainda os visitantes ganham uma amostra do café que beberam.
Quem quiser mais, para beber no local ou levar para casa, basta ir à lojinha na entrada da propriedade. Super recomendo. O cafezinho acompanhando de um pedaço do bolo de cenoura é sensacional. Que gostooooooso! Vale lembrar que os produtos consumidos na lojinha não estão inclusos no Coffe Tour.
Após a degustação, os visitantes são levados à entrada da fazenda.
A visitação é bem didática, aberta às dúvidas das pessoas, interativa e muito bem guiada pelo Kimura e o seu Ninho. Parabéns a ambos. Adorei e recomendo.



Para fazer o Coffe Tour há a necessidade de agendamento. O valor é de R$ 100 por pessoa (adulto). Crianças até 4 anos não pagam e acima dessa idade pagam meia. O preço para famílias e grupos são sob consulta. Para mais informações, consulte os canais abaixo em Serviço.
*O QUE GOSTOSO! fez o Coffee Tour a convite da Cuesta Café. Viagem com apoio da Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Local (Andel) e La Cuesta Travel
SERVIÇO:
Cuesta Café — Coffe Tour
Estrada Vicinal João Emílio Roder, Km 5, Pardinho/SP
Informações e reservas por e-mail e Whatsapp: turismo@cuestacafe.com.br e (14) 99152-0381
www.cuestacafe.com.br