Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1

Em Pardinho, Cuesta Café promove Coffee Tour

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Pardinho/SP*

O café é uma das atividades comerciais mais importantes de Pardinho, cidade distante cerca de 200 quilômetros a Oeste de São Paulo pela rodovia Castello Branco. Para mostrar a atividade aos visitantes (leia-se praticar o Turismo Rural), a produtora de cafés especiais Cuesta Café desenvolveu um Coffee Tour. Fiz o passeio guiado e adorei. Valeu demais.

O Coffee Tour ocorre na Fazenda São Pedro do Pardinho, na área do Alto Cuesta. “Com altitude de 900 a 1.050 metros, a região possui clima ameno, com temperatura média anual de 19° C , o qual propicia a produção de café de extrema qualidade”, explica o site da Cuesta Café.

Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 11
No alto Robinson Kimura, o guia do Coffee Tour no cafezal e, acima, frutos do cafeeiro na mão do seu Ninho, tratorista da fazenda (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Logo na entrada da propriedade há um concorrido café aberto ao público, que serve as bebidas produzidas na fazenda e várias delícias para comer — tema de outra futura reportagem desta série sobre Pardinho aqui no QUE GOSTOSO!.

Outro destaque desse estabelecimento da Cuesta Café é a vista da região, do alto de uma altitude de, no mínimo, 900 metros.

É nesse café que os turistas encontram os dois simpáticos e atenciosos profissionais da cafeicultora: o guia Robinson Kimura e o tratorista Agnaldo Eburneo Filho, o seu Ninho.

Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
O tratorzão, guiado pelo seu Ninho, que puxa a estrutura de transporte no Coffee Tour

Designer formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Kimura tinha um café em São Paulo e aceitou a proposta de trabalhar da Cuesta Café para o Coffee Tour. Seu Ninho é “patrimônio” da casa, onde trabalha há muitos anos.

A Fazenda São Pedro do Pardinho, localizada na região paulista do Alto Cuesta, trabalha com café desde 1881. A propriedade cultiva grãos 100% arábica em três variedades: Cereja e Jasmim (microlotes) e Bourbon.

O tipo de café produzido é o especial. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a categoria, entre outras características, traz aromas e sabores mais complexos.

Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 10
Os frutos do cafeeiro que serão transformados em pó de café especial da Cuesta Café

DA MUDA À PROVA DA BEBIDA
O Coffee Tour usa um “trenzinho” puxado pelo tratorzão guiado com todo o cuidado pelo seu Ninho.

No programa, que leva cerca de 2h30, o turista conhece o berçário (viveiro), o cafezal (lavoura), o terreiro de secagem e a torrefação, onde ocorre a degustação do café.

No cafezal, Kimura incentiva os visitantes provarem o café, nessa etapa, o fruto do cafeeiro — que estavam amarelados. Para minha grata surpresa, depois da casca, a película que reveste o grão, não comestível, tem um sabor delicado, levemente doce e muito saboroso. Adorei prová-la.

Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 7
Áreas de secagem dos grãos de café
Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
A casa onde é feita a torrefação e a prova do café

Na etapa seguinte, a do terreiro, há uma grande estrutura para o início da classificação dos frutos. Depois de separados, são levados ao grande terreno cimentado para a secagem.

Logo depois ocorre a parte mais gostosa do Coffee Tour: a prova da bebida com os grãos produzidos na fazenda. O local é uma construção antiga onde, dentro, há vários equipamentos antigos e modernos do segmento.

Lá Kimura explica o processo de torrefação e moagem, as categorias de café e os modos de extração da bebida, entre outras informações interessantes da cultura cafeeira.

Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
Kimura ao lado de máquina de moagem de café
Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
À esquerda, o pó de café tradicional e, à direita, o pó de café especial: só ao vivo para sentir a grande diferença entre ambos

Ao final, que gostooooooso!, o cafezinho fresquinho da Cuesta Café. Delícia. E ainda os visitantes ganham uma amostra do café que beberam.

Quem quiser mais, para beber no local ou levar para casa, basta ir à lojinha na entrada da propriedade. Super recomendo. O cafezinho acompanhando de um pedaço do bolo de cenoura é sensacional. Que gostooooooso! Vale lembrar que os produtos consumidos na lojinha não estão inclusos no Coffe Tour.

Após a degustação, os visitantes são levados à entrada da fazenda.

A visitação é bem didática, aberta às dúvidas das pessoas, interativa e muito bem guiada pelo Kimura e o seu Ninho. Parabéns a ambos. Adorei e recomendo.

Em Pardinho, Cuesta Café promove coffee tour Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
Seu Ninho e Kimura: os excelentes guias do Coffee Tour

Para fazer o Coffe Tour há a necessidade de agendamento. O valor é de R$ 100 por pessoa (adulto). Crianças até 4 anos não pagam e acima dessa idade pagam meia. O preço para famílias e grupos são sob consulta. Para mais informações, consulte os canais abaixo em Serviço.

*O QUE GOSTOSO! fez o Coffee Tour a convite da Cuesta Café. Viagem com apoio da Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Local (Andel) e La Cuesta Travel

SERVIÇO:
Cuesta Café — Coffe Tour
Estrada Vicinal João Emílio Roder, Km 5, Pardinho/SP
Informações e reservas por e-mail e Whatsapp: turismo@cuestacafe.com.br e (14) 99152-0381
www.cuestacafe.com.br

Deixe uma resposta