Cavalgada Pardinho: vivência garante ótimo passeio Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1

Cavalgada Pardinho: “aula” garante ótimo passeio

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Pardinho/SP*

Anos atrás, em Brotas (SP), passei vários apuros e tive uma queda de um cavalo num passeio. Torci um dos pés; doeu, mas sem gravidade. A partir daí continuei admirando esse belo animal, mas sem estar em cima do mesmo. Na minha estada em Pardinho — distante pouco mais de 200 quilômetros a Oeste de São Paulo, via rodovia Castello Branco —, minha relação com os equinos evoluiu bastante.

Graças ao belíssimo trabalho do dono da empresa Cavalgada Pardinho, Luiz Machado, consegui montar a égua preparada para mim e fazer o roteiro — ainda que o animal tenha sido conduzido por ele. Mas já foi um baita avanço!

Cavalgada Pardinho: vivência garante ótimo passeio Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
No alto turista no passeio da Cavalgada Pardinho e, acima, o dono da empresa, Luiz Machado, que desenvolveu uma vivência pré-montaria fundamental para um bom passeio (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“AULA EQUINA”
Por que graças ao trabalho de Machado? Porque ele faz uma verdadeira imersão pré-cavalgada sensacional. Com muito jeito, paciência e, sobretudo, psicologia, ele prepara o turista para o passeio que, ao final de uma hora mais ou menos, adquire confiança no animal — e vice-versa.

Além do talento para a montaria, que começou aos três anos de idade, o paulistano Machado ama os equinos de um modo geral e os de sua propriedade, que conhece muito bem.

Ele passa os conhecimentos dos cavalos e das éguas e como nós devemos interagir com os animais com a naturalidade de um professor. De fato, durante anos, foi mestre de matemática e física.

Cavalgada Pardinho: vivência garante ótimo passeio Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
Parte da vivência pré-cavalgada: turistas e cavalo se interagem aos poucos

“Cavalo é bando, é grupo. Se um se assusta, todos se assustam. É um animal muito, muito forte; sensível, mas não frágil; é extremamente medroso e consegue sentir o medo do ser humano”, contou Machado na prosa pré-passeio. “A pessoa precisa entender o animal para montá-lo, e o cavalo quer saber de comando, não quem está em cima dele”, completou ele.

Logo após, o professor promoveu os contatos físicos entre os turistas e cavalos, incentivando um carinho no rosto e passar a escova no lombo.

Aí, sim, teve início a montaria.

Cavalgada Pardinho: vivência garante ótimo passeio Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
Um dos animais da Cavalgada Pardinho no pasto da propriedade

PASSEIO TRANQUILO
Ciente de meu medo e do acidente que tive, pedi para Machado de alguma forma estar mais presente comigo. E assim foi: ele guiou a minha égua e fiquei tranquilo durante todo o trajeto. Se fosse para montar sem a liderança dele, com certeza, não faria o passeio.

Fizemos uma cavalgada por uma estrada de terra que, ida e volta, deve ter dado quase uma hora. Gostei demais!

Ao todo ele tem cinco cavalos para passeios. “Sempre vou junto, sempre; e as cavalgadas completas levam cerca de 3h”, disse Machado. “Já recebi turistas nacionais e do Exterior também.”

Cavalgada Pardinho: vivência garante ótimo passeio Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
O editor do QUE GOSTOSO!, Claudio Schapochnik “Schapo”, montado na égua: dessa forma apenas para o registro (foto Luiz Machado)

De fato, essa vivência equina antes do roteiro fez muita, ou melhor, bastante diferença. O seu método é eficaz. Só por isso o Luiz Machado, pessoa muito simpática, profissional e de excelente conversa, merece palmas e parabéns. Mesmo para pessoas como eu, que tem uma reserva ao cavalo, recomendo a Cavalgada Pardinho. É uma forma legal de conhecer a cidade.

*O QUE GOSTOSO! fez o passeio a convite da Cavalgada Pardinho. Viagem com apoio da Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Local (Andel) e La Cuesta Travel

SERVIÇO:
Cavalgada Pardinho
Luiz Machado
Whatsapp: (11) 99157-0421
Instagram

Um comentário sobre “Cavalgada Pardinho: “aula” garante ótimo passeio

  1. Realmente um passeio maravilhoso e com muito profissionalismo. Dá para sentir que realmente o proprietário tem um conhecimento sobre cavalos e consegue nos passar todo seu conhecimento. Por este motivo, achei muito importante fazer este passeio com alguém que nos traz uma segurança. Tenho certeza que iremos voltar mais vezes.

Deixe uma resposta