por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Pardinho/SP*
Anos atrás, em Brotas (SP), passei vários apuros e tive uma queda de um cavalo num passeio. Torci um dos pés; doeu, mas sem gravidade. A partir daí continuei admirando esse belo animal, mas sem estar em cima do mesmo. Na minha estada em Pardinho — distante pouco mais de 200 quilômetros a Oeste de São Paulo, via rodovia Castello Branco —, minha relação com os equinos evoluiu bastante.
Graças ao belíssimo trabalho do dono da empresa Cavalgada Pardinho, Luiz Machado, consegui montar a égua preparada para mim e fazer o roteiro — ainda que o animal tenha sido conduzido por ele. Mas já foi um baita avanço!

“AULA EQUINA”
Por que graças ao trabalho de Machado? Porque ele faz uma verdadeira imersão pré-cavalgada sensacional. Com muito jeito, paciência e, sobretudo, psicologia, ele prepara o turista para o passeio que, ao final de uma hora mais ou menos, adquire confiança no animal — e vice-versa.
Além do talento para a montaria, que começou aos três anos de idade, o paulistano Machado ama os equinos de um modo geral e os de sua propriedade, que conhece muito bem.
Ele passa os conhecimentos dos cavalos e das éguas e como nós devemos interagir com os animais com a naturalidade de um professor. De fato, durante anos, foi mestre de matemática e física.

“Cavalo é bando, é grupo. Se um se assusta, todos se assustam. É um animal muito, muito forte; sensível, mas não frágil; é extremamente medroso e consegue sentir o medo do ser humano”, contou Machado na prosa pré-passeio. “A pessoa precisa entender o animal para montá-lo, e o cavalo quer saber de comando, não quem está em cima dele”, completou ele.
Logo após, o professor promoveu os contatos físicos entre os turistas e cavalos, incentivando um carinho no rosto e passar a escova no lombo.
Aí, sim, teve início a montaria.

PASSEIO TRANQUILO
Ciente de meu medo e do acidente que tive, pedi para Machado de alguma forma estar mais presente comigo. E assim foi: ele guiou a minha égua e fiquei tranquilo durante todo o trajeto. Se fosse para montar sem a liderança dele, com certeza, não faria o passeio.
Fizemos uma cavalgada por uma estrada de terra que, ida e volta, deve ter dado quase uma hora. Gostei demais!
Ao todo ele tem cinco cavalos para passeios. “Sempre vou junto, sempre; e as cavalgadas completas levam cerca de 3h”, disse Machado. “Já recebi turistas nacionais e do Exterior também.”

De fato, essa vivência equina antes do roteiro fez muita, ou melhor, bastante diferença. O seu método é eficaz. Só por isso o Luiz Machado, pessoa muito simpática, profissional e de excelente conversa, merece palmas e parabéns. Mesmo para pessoas como eu, que tem uma reserva ao cavalo, recomendo a Cavalgada Pardinho. É uma forma legal de conhecer a cidade.
*O QUE GOSTOSO! fez o passeio a convite da Cavalgada Pardinho. Viagem com apoio da Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Local (Andel) e La Cuesta Travel
SERVIÇO:
Cavalgada Pardinho
Luiz Machado
Whatsapp: (11) 99157-0421
Instagram
Realmente um passeio maravilhoso e com muito profissionalismo. Dá para sentir que realmente o proprietário tem um conhecimento sobre cavalos e consegue nos passar todo seu conhecimento. Por este motivo, achei muito importante fazer este passeio com alguém que nos traz uma segurança. Tenho certeza que iremos voltar mais vezes.