Pretende viajar para a linda Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, e aproveitar as praias, a natureza, o patrimônio histórico e a rica culinária local? Agora há uma ferramenta que vai te ajudar muito nessa tarefa. A Secretaria Municipal de Turismo e o Paraty Convention & Visitors Bureau criaram o portal Paraty Hoje. Trata-se de um canal oficial de informações sobre, entre outros temas, a condição das praias e estradas e a previsão do tempo no destino. Objetivo: facilitar a comunicação e evitar a disseminação de informações incorretas. No alto vista aérea parcial da cidade, com a igreja de Santa Rita de Cássia (foto Rogério Cassimiro/MTur Destinos).
“Recentemente, uma série de informações desencontradas foi disseminada, gerando dúvidas sobre as condições de segurança de Paraty para receber turistas. A criação deste portal é fundamental para promovermos com bastante transparência o que está acontecendo hoje na cidade. Nós, junto à Secretaria de Turismo, temos trabalhado bastante para promover novos eventos culturais, turísticos, de lazer e de negócios, gerando mais atrativos e interesse pelo destino”, comenta o presidente do Paraty Convention & Visitors Bureau, Sebastian Buffa.
O secretário de Turismo, Marcos Paulo, ressalta que “com a retomada das atividades em sua integralidade, neste período de flexibilização da pandemia e forte desenvolvimento do turismo, o objetivo é facilitar o acesso às informações atualizadas sobre a região, a fim de conquistar ainda mais visitantes, movimentando a economia local”.
“Paraty está totalmente acessível e com os seus pontos turísticos funcionando normalmente e com segurança. Aqui, é possível encontrar opções para relaxar e se divertir com toda a família”, emenda o secretário.
CULINÁRIA
Rica em biodiversidade, Paraty tem o segundo maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica, em meio à fauna e flora com espécies raras e endêmicas.
Em 2019, a cidade foi reconhecida pela Unesco como primeiro sítio misto do Brasil na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade, ou seja, que mantém a conservação ambiental em meio a uma cultura viva e uma sociedade local ativa.
A cidade faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco como cidade da gastronomia, pela importância histórica e pelo desenvolvimento nos últimos 15 anos nesta área. A cachaça é uma das principais iguarias, como também a famosa receita de farofa de feijão, o prato principal do tradicional almoço da Festa do Divino, Patrimônio da Cultural Nacional.
Para acessar o site, clique aqui.