Cooperativa Garibaldi apresenta vinhos dos 90 anos

Cooperativa Garibaldi apresenta vinhos dos 90 anos

Dois produtos especiais, cujos lançamentos demarcam os emblemáticos 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi (RS), foram apresentados no dia 22 passado, quando a marca celebrou, em festa virtual, o aniversário de nove décadas: o vinho Garibaldi Reserva 90 Anos e o espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut (foto acima/Daniela Radavelli). As bebidas primeiramente serão distribuídos para as 420 famílias associadas à cooperativa. A partir do lançamento, o consumidor estará recebendo as limitadas edições de ambos os produtos.

VINHO
O Garibaldi Reserva 90 Anos é o primeiro vinho nobre elaborado pela marca — isso significa dizer que o produto está na categoria dos que apresentam mais de 14,1% de álcool natural. Esse assemblage combina quatro variedades viníferas tintas, Tannat predominantemente (60%), além de Merlot (20%), Marselan e Ancellotta, ambas com 10% cada.

Este é o primeiro vinho nobre elaborado pela marca (foto Daniela Radavelli)

Segundo o enólogo-chefe da casa, Ricardo Morari, o vinho Garibaldi Reserva 90 Anos é ideal se degustado à temperatura entre 14° C e 16° C. Para harmonizar, ele indica pratos de sabores mais marcantes, para equilibrar com a potência do vinho. “A coloração do vinho é intensa e os aromas, complexos, lembrando frutas negras maduras, café tostado e leve toque de menta. Em boca tem potência, maciez, estrutura e persistência longa”, analisa ele.

O Garibaldi Reserva 90 Anos foi produzido em série limitada: 2,5 mil garrafas numeradas.

ESPUMANTE
O Garibaldi 90 Anos Extra-Brut foi produzido com uvas Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%) pelo método Charmat Longo, no qual a segunda fermentação (ou tomada de espuma) foi realizada em autoclaves, permanecendo em autólise (contato do espumante com as leveduras) por 18 meses.

Tudo isso sob uma temperatura controlada a 12° C e mantendo agitação constante para que as leveduras permanecessem em suspensão e o processo de autólise fosse ainda mais intenso.

O espumante foi produzido pelo método Charmat Longo (foto Daniela Radavelli)

“O espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut deve ser apreciado à temperatura entre 6°C e 8°C, a fim de que a liberação dos aromas seja mais intensa. Além disso, é um espumante bem estruturado, que permite harmonização com peixes, frutos do mar e carnes leves. A cor é amarelo palha levemente dourada, com aromas complexos que lembra frutas secas, floral, pão tostado e sutil toque de mel. A perlage é fina e persistente. Em boca, é cremoso e fresco”, descreve Morari.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s