Dois produtos especiais, cujos lançamentos demarcam os emblemáticos 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi (RS), foram apresentados no dia 22 passado, quando a marca celebrou, em festa virtual, o aniversário de nove décadas: o vinho Garibaldi Reserva 90 Anos e o espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut (foto acima/Daniela Radavelli). As bebidas primeiramente serão distribuídos para as 420 famílias associadas à cooperativa. A partir do lançamento, o consumidor estará recebendo as limitadas edições de ambos os produtos.
VINHO
O Garibaldi Reserva 90 Anos é o primeiro vinho nobre elaborado pela marca — isso significa dizer que o produto está na categoria dos que apresentam mais de 14,1% de álcool natural. Esse assemblage combina quatro variedades viníferas tintas, Tannat predominantemente (60%), além de Merlot (20%), Marselan e Ancellotta, ambas com 10% cada.

Segundo o enólogo-chefe da casa, Ricardo Morari, o vinho Garibaldi Reserva 90 Anos é ideal se degustado à temperatura entre 14° C e 16° C. Para harmonizar, ele indica pratos de sabores mais marcantes, para equilibrar com a potência do vinho. “A coloração do vinho é intensa e os aromas, complexos, lembrando frutas negras maduras, café tostado e leve toque de menta. Em boca tem potência, maciez, estrutura e persistência longa”, analisa ele.
O Garibaldi Reserva 90 Anos foi produzido em série limitada: 2,5 mil garrafas numeradas.
ESPUMANTE
O Garibaldi 90 Anos Extra-Brut foi produzido com uvas Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%) pelo método Charmat Longo, no qual a segunda fermentação (ou tomada de espuma) foi realizada em autoclaves, permanecendo em autólise (contato do espumante com as leveduras) por 18 meses.
Tudo isso sob uma temperatura controlada a 12° C e mantendo agitação constante para que as leveduras permanecessem em suspensão e o processo de autólise fosse ainda mais intenso.

“O espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut deve ser apreciado à temperatura entre 6°C e 8°C, a fim de que a liberação dos aromas seja mais intensa. Além disso, é um espumante bem estruturado, que permite harmonização com peixes, frutos do mar e carnes leves. A cor é amarelo palha levemente dourada, com aromas complexos que lembra frutas secas, floral, pão tostado e sutil toque de mel. A perlage é fina e persistente. Em boca, é cremoso e fresco”, descreve Morari.