Aguardente é feita com partes descartadas de cacau

Aguardente é feita com partes descartadas de cacau

Natural de Vitória, a capital do Espírito Santo, André Scampini há algum tempo começou uma paixão pela fabricação de destilados. Então profissional de TI, ele viu na produção de cacau de seu sogro uma oportunidade de negócio: uma aguardente feita a partir das sobras de cacau. Assim que nasceu a Cacahuatl (foto acima/divulgação) — “suco amargo” em asteca. A bebida é produzida em Linhares, também no Espírito Santo, e responsável por 85% da produção do fruto do Estado.

No entanto, apenas parte do cacau é aproveitada para a produção da matéria prima do chocolate: a amêndoa de cacau. Nesse cenário que Scampini percebeu uma maneira de unir empreendedorismo e sustentabilidade e dedicou-se a estudos, pesquisas e experimentos até chegar na receita final.

A aguardente de cacau teve amostras enviadas para Estados Unidos, Portugal, Bélgica e Suíça e participou como convidada de três feiras na Alemanha. Atualmente a produção é terceirizada por um alambique em Linhares, e a partir deste mês de novembro está disponível no mercado, inclusive no Exterior de onde já tem pedidos de importação.

A produção da aguardente criou novas oportunidades de renda para os trabalhadores rurais da plantação de cacau. “A parte do fruto que antes era dispensada, hoje é vendida pelo trabalhador rural e seus familiares para ser utilizada como matéria prima da aguardente, gerando um ganho na economia local e na sustentabilidade, devido ao melhor aproveitamento do fruto e um menor desperdício. No final, ganham o meio-ambiente e a economia de Linhares”, finaliza o produtor.

A bebida tem 40% de teor alcóolico e custa em média R$ 190. Para comprá-la, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s