DA AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS
Cervejaria artesanal baiana, sediada em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e atendida pelo Sebrae/BA, a Proa (foto acima/divulgação) conquistou dois prêmios no World Beer Awards 2020 (WBA). Esta é a primeira vez que uma cervejaria baiana conquista um prêmio internacional.
No concurso, a Proa Cervejaria levou os prêmios Silver Winner (Categoria: World´s Best Flavoured Flavoured Stout/Porter) com a cerveja Caramelo Salgado e também o Bronze Winner (categoria: World´s Best Speciality Experimental) com a cerveja Porreta, no principal concurso cervejeiro do mundo.
A sócia da cervejaria, Débora Lehnen, reforçou a importância do Sebrae no fortalecimento dos negócios do segmento. “O Sebrae estudou o setor como um todo, identificou as fragilidades e buscou soluções particulares para cada cervejaria. Atuou desde a parte digital, produção, divulgação do setor promovendo eventos, inclusão das cervejarias baianas no meio cervejeiro nacional e ainda disponibilizou consultorias nas partes deficientes de cada empresa. A Proa foi beneficiada com uma consultoria na parte financeira”, afirma.
Este ano, o concurso contou com a participação de mais de 2.200 cervejas de mais de 50 países. Os jurados provaram às cegas e pontuaram as entradas em três rodadas de julgamento. O reconhecimento por meio da premiação traz benefícios para as cervejas, como figurar na publicação anual da World´s Best Beers, além do direito de usar o selo de medalhista no material de divulgação.
Tradicionalmente, todas as degustações seriam realizadas pessoalmente, com juízes reunidos em todo o mundo. Este ano foi um desafio. Em vez de levar os juízes às cervejas, as cervejas agora chegam aos juízes. Em embalagens pretas e enviadas para toda a Europa, a Ásia, o Canadá e o Brasil, os juízes provaram as cervejas em casa e se conectaram a cada sessão via Zoom.
Além das medalhas na categoria global, o concurso escolheu as melhores cervejas de cada estilo por País. Confira a listagem completa aqui.