Em lives, chefs do PR ensinam pratos com produtos do Estado

Em lives, chefs do PR ensinam pratos com produtos do Estado

DA AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS

Você já pensou em acompanhar as receitas exclusivas de grandes chefs e ainda ter acesso a produtos típicos do Paraná, alguns com Indicação Geográfica (IG), para fazer o prato em sua própria casa? Essa é a proposta do projeto Nossa Casa Viva, do Sebrae/PR, que vai promover, a partir de amanhã (sábado, dia 12 de setembro) – e sempre aos sábados –, uma série de lives gratuitas mediante inscrição com chefs de todas as regiões do Estado. A intenção é reunir elementos de uma “receita de família”, valorizar o trabalho de agricultores e promover a cultura gastronômica do Paraná.

Durante a programa haverá o contato direto com uma cozinha estúdio e um bate-papo com os chefs sobre a gastronomia paranaense, os alimentos e os produtores locais. Ao todo serão oito lives com especialistas em gastronomia de Foz do Iguaçu, Cascavel, Palmeira, Morretes, Londrina, Itapejara D´Oeste, Maringá e Curitiba, que vão ensinar a distância como fazer receitas de família, utilizando ingredientes únicos do Paraná.

No alto, o Vori Vori e, acima, o pudim de leite com pipoca caramelizada com mel do oeste: primeiros pratos da série de lives (fotos Guto Souza)

Segundo a coordenadora estadual de Agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, a iniciativa faz parte do movimento de valorização da gastronomia, agronegócio e turismo do Paraná. “O projeto foi criado com o objetivo de valorizar empresas e empresários que têm práticas semelhantes àquelas realizadas dentro da nossa própria casa. A gente quer motivar o sentimento de segurança, da comida ´feita com carinho´ e que se conhece a origem – elementos tão importantes neste momento. Queremos que o público conheça e consuma os produtos típicos da sua região e assim contribua para o desenvolvimento local de produtores e empresas”, explica Maria Isabel.

Os alimentos utilizados nas receitas fazem parte de programas como o Origens Paraná e o Selo Alimentos do Paraná. O Origens Paraná é um movimento que reúne produtores em ações de vendas e de valorização de produtos regionais, além de trabalhar pela obtenção do registro de Indicação Geográfica, concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com valor intrínseco e identidade própria. Ao todo, oito produtos paranaenses já possuem IGs e outros 23 também buscam o registro. Já o Selo Alimentos do Paraná é uma certificação de gestão e qualidade para alimentos e bebidas, disponibilizado por um grupo de entidades. As empresas passam por auditorias por certificadoras de referência e realiza ações de consultoria, serviços tecnológicos, eventos e ações de expansão de mercado.

A paleta de cordeiro e legumes assados, que será preparado pela…

chef Vânia Krekniski, de Curitiba

Os interessados podem se inscrever para cada uma das lives aqui. Em breve, também serão divulgados os pontos de venda dos produtos típicos.

PRATOS DE ESTREIA
Na estreia, serão preparados o Vori Vori e pudim de leite com pipoca caramelizada com mel do oeste, respectivamente, pelo chef Fabio Del Antonio e pela proprietária da Bonna Trattoria, Giovanna Salvatti Rafagnin, ambos de Foz do Iguaçu. O Vori Vori é prato muito conhecido no Paraguai. A iguaria consiste em pequenas bolinhas feitas com farinha de milho, recheadas com queijo, servidas em um caldo de carne, frango ou legumes.

A proprietária da Bonna Trattoria, Giovanna Salvatti Rafagnin
O chef Fabio Del Antonio

O Vori Vori tem recheio de queijo meia cura de Witmarsum, produto com IG, e farinha de milho Sabor do Campo, que possui o Selo Alimentos do Paraná. Já o pudim de leite tem o toque adocicado do mel com IG produzido pela Coofamel, cooperativa da região oeste paranaense, que também conquistou o registro de IG.

PROGRAMAÇÃO
Confira a agenda de lives e as receitas de cada evento:

12/9, às 11h – Giovanna Salvatti Rafagnin e Fabio Del Antonio, ambos de Foz do Iguaçu – Vori Vori e Pudim de leite com pipoca caramelizada com mel de Ortigueira

19/9, às 19h – Vinícius Fabretti, de Cascavel – Ossobuco com risotto de pinhão (foto abaixo)

26/9, às 11h – Rosane Radecki, de Palmeira – Pão no bafo com porco Moura (foto abaixo)

Em lives, chefs do PR ensinam pratos com produtos do Estado

3/10, às 11h – Silvana Gnata, de Morretes – Caldeirada com frutos do mar (foto abaixo)

10/10, às 11h – Polyana Cristina de Souza, de Londrina – Sukiyaki e tempurá de legumes (foto abaixo)

17/10, às 11h – Guilherme Biesek, de Itapejara D´Oeste – Costelinha suína assada com melado de Capanema e mostarda picante em crosta de erva-mate de São Mateus do Sul (foto abaixo)

24/10, às 11h – Ana Paula Segatto, de Maringá – Angu de milho com porco na lata (foto abaixo)

31/10, às 11h – Vânia Krekniski, de Curitiba – Paleta de cordeiro e legumes assados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s