A biodiversidade brasileira é extremamente rica, e o biólogo e doutor em botânica pela Universidade de Brasília, Marcelo Kuhlmann, tem um trabalho fantástico e interessantíssimo sobre os frutos do Cerrado – segundo maior bioma da América do Sul, atrás da Floresta Amazônica. É o projeto “Frutos Atrativos do Cerrado”.
“A minha coleção dos livros sobre os frutos do Cerrado inclui dois guias de campo, com fotos e informações detalhadas de mais de 500 espécies nativas de frutos e dos animais que deles se alimentam. Inclui ainda um guia de coleta para 100 espécies de frutos comestíveis, com as espécies frutíferas organizadas pelo mês de frutificação”, explica Kuhlmann sobre sua produção editorial. “As obras são ricamente ilustradas e foram desenvolvidas ao longo de mais de dez anos de pesquisa e andanças pelo Cerrado”, emenda ele.


Segundo explica o biólogo no seu site, “a ocupação humana no Cerrado já levou à perda de metade da vegetação original, comprometendo as interações entre a fauna e a flora e seus ciclos de regeneração natural. Atualmente, a maioria das pessoas desconhece as plantas nativas, e esse desconhecimento gera desvalorização”.
Ele prossegue: “Baseado na ideia de ´conhecer para valorizar´, o projeto tem o objetivo de descrever e divulgar espécies de frutos do Cerrado atrativos para a fauna e sensibilizar a sociedade quanto às riquezas e à importância ecológica do bioma”.



Publicações com chancela de pesquisa acadêmica séria, os dois livros e o guia são ótimas fontes para quem também quer descobrir o gosto dessas frutas e os usos culinários das mesmas. Para mais informações, acesse www.frutosatrativosdocerrado.bio.br. Lá está ainda o link para a compra das obras de Kuhlmann.