Vegetariano Estrella Negra “pisa na bola” em S.Pedro de Atacama

por Claudio Schapochnik

Não sou vegano nem vegetariano e respeito quem segue estas dietas. Muitas vezes, já comi cardápios veganos e vegetarianos e adorei. Em San Pedro de Atacama, no Norte do Chile, onde passei as férias com minha esposa em janeiro passado, jantamos no restaurante Estrella Negra. A casa não serve nada de proteína animal. Gostei, mas falta um pouquinho, um pouquinho só, de mais cuidados para a comida ser gostosa.

Opções do cardápio da pequena casa (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Mesas e a pintura kitsch

Em relação ao preço o Estrella Negra é bastante razoável, com menus a 5 mil pesos – com entrada, prato principal e sobremesa. Ainda mais por estar na principal rua da cidade, lotada de turistas, a Caracoles.

O Estrella Negra ocupa uma parte pequena de um amplo salão, que é compartilhado por um outro restaurante que serve proteína animal. Não há uma barreira física. Muita gente, como nós, se confunde: senta na mesa da outra casa, pede pelo menu de 5 mil pesos e ouve o garçom explicar que não aqui e, sim, ali que ele deve se sentar.

Pois bem, nos sentamos na área do Estrella Negra, que possui as duas paredes com pinturas bem kitsch e mesas pequenas feitas, acredito eu, de palets.

Gazpacho: o único prato gostoso do jantar
A terrível sobremesa

Na noite que fui jantar com minha esposa, meu menu foi de gazpacho (sopa de tomate, de origem espanhola), espagueti com molho de tomate e a sobremesa, panqueca.

O gazpacho estava ótimo, era do tipo rústico – sem o tomate passar pela peneira. Como novidade ou adaptação, colocaram uma rodela fina de limão. Já o macarrão (foto no início do texto)… Não cozinharam a massa corretamente. Estava pré al dente. Uma parte pequena da porção estava com a massa mais maleável. Uma decepção. O molho, ao contrário, estava gostoso.

A sobremesa estava intragável: uma panqueca bem pequena com um pouco de geleia, se assim posso chamá-la, sei lá de que sabor, em cima. Provei um pedaço e deixei o resto. Horrível!

Uma pena. Não voltaria no Estrella Negra.

SERVIÇO:
Estrella Negra
Rua Caracoles, 169, San Pedro de Atacama, Chile

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s