O Caipirão é “opção fartura” em Joanópolis (SP)

por Claudio Schapochnik

No final do mês passado, eu e minha esposa fomos conhecer a Estância Turística de Joanópolis, distante cerca de 120 quilômetros ao Norte de São Paulo pela rodovia Fernão Dias. Município bucólico, com vista para a Serra do Lopo e à margem da Jaguari/Jacareí, maior represa do Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo, tem bonitas cachoeiras. Entre a visita que fizemos a duas quedas d´água da cidade, a Escondida e a dos Pretos, almoçamos no restaurante O Caipirão. Comida do interior, à vontade por um preço único (R$ 39,90 por pessoa), com fogão à lenha (foto acima). Bom lugar.

O restaurante fica na zona rural da cidade, na estrada que segue para a Cachoeira dos Pretos, distante cinco quilômetros do centro. O Caipirão é grande, deve comportar mais de 120 pessoas, com certeza. No centro do salão está o forno à lenha onde, em cima do fogo, ficam dispostos vários pratos.

Junto à parede há um super bufê com opções de saladas e sobremesas – todas estas opções também estão inclusas no preço único do bufê.

O interior do restaurante e…
…e os pratos quentes sobre o fogão à lenha; à esq., o prato de carne de porco, muito bom

Chegamos n´O Caipirão por volta das 13h30, 14h. Não estava lotado. Gostei da ampla oferta de vegetais e das comidas quentes. Estava com bastante fome e logo “ataquei”.

No bufê de pratos quentes peguei arroz branco, tutu de feijão, farofa e carne de porco assada com cebola. Tudo gostoso, mas nada de excepcional. Destaque para a carne suína, bem macia e que ficou ótima com o molho de pimenta caseiro e as gotas de limão que coloquei por cima. Ah, muito bom! Pena que as costelinhas de porco estavam esturricadas…

Então se você está com muita fome, O Caipirão é uma boa opção.

O restaurante visto por fora

CACHOEIRAS
Antes do almoço n´O Caipirão, eu e minha esposa fomos à Cachoeira Escondida. Segundo a Prefeitura Municipal de Joanópolis, a queda fica a cerca de 10 quilômetros do centro. Fica dentro de uma propriedade privada, com restaurante, e o acesso custa R$ 5 por pessoa.

Não havia sol e, apesar da temperatura amena, não demoramos a nos molhar. A água estava gostosa e deu para espantar o estresse. Além da cachoeira em si, o lugar é habitat de várias espécies de borboletas – destaque para as de cor preta e azul brilhante. Muito lindas!

Placa anuncia a chegada à Cachoeira Escondida…
As quedas da Escondida: delícia!
No dia em que fomos à Escondida, pessoas fumavam cigarros perto das quedas… Ninguém respeita!

Depois do almoço, fomos fazer uma visita à Cachoeira dos Pretos. Foi debaixo d´água, mas estávamos com guarda-chuva. O acesso é gratuito. No entorno há uma grande infraestrutura: restaurantes, lojas, camping, hotel etc.

Por causa da chuva, a vazão da água estava bastante forte. A queda possui 1540 metros de altura. Impressionante! Vale a pena a visita, com ou sem chuva. Fica a 18 quilômetros do centro de Joanópolis.

A imponente Cachoeira dos Pretos

SERVIÇO:
Restaurante O Caipirão
Finais de semana e feriados, das 11h30 às 16h30
Tel. (11) 4539-8888
Whats App: (11) 97364-4679
Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s