Empório judaico produz ótimos pães e pickles de pepino

por Claudio Schapochnik

Para você que quer provar produtos alimentícios judaicos, uma deliciosa dica que dou, em São Paulo, é o Emporium Brasil Israel. Localizado no bairro do Bom Retiro, na área central da capital paulista e também conhecido pelo apelido de Bomra, o mercadinho vende diversos itens e, entre estes, destaco os pães e o pepino em conserva caseiro (foto acima).

Frequento este mercado há muitos anos e quando vou lá é para comprar, quase sempre, pães e o pickles de pepino. O Bom Retiro, por várias décadas, teve uma grande parcela de moradores de origem judaica – religiosos ou não. Hoje o número de residentes judeus é muito menor, e são estes e de outros bairros, como é o meu caso, que vão lá comprar as gostosuras.

Alguns dos pães expostos no mercado: bêigale, de cebola, preto, chalá (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Em relação aos pães, sugiro você provar o “bêigale”, o diminutivo carinhoso em iídiche – idioma falado pelos judeus asquenazitas, aqueles oriundos de países do Centro, Norte e Leste da Europa – de bagel. Trata-se de um pão judaico em formato circular coberto de gergelim. Há duas versões de bêigale produzidas no Emporium Brasil Israel: um, digamos, “duro” e outro, macio. Ambos são deliciosos. O primeiro é para comer puro e o segundo, como sanduíche: pode ser cortado ao meio para receber, por exemplo, um recheio de cream cheese e salmão gravlax ou hering – peixe do Norte europeu, apreciado de várias formas por diversos outros povos como holandeses, alemães, poloneses, dinamarqueses, lituanos etc. Prefiro o hering cortado em postas e conservado na salmoura.

Há ainda o tradicional pão de cebola, feito por lá, de massa macia e coberto por pedacinhos de cebola. Ideal para ser cortado ao meio e receber recheios como os que citei acima ou outro, por exemplo, de pastrami com pepino em conserva e mostarda.

Outra gostosura produzida pelo Emporium Brasil Israel é o pão preto. Ideal para comer com pastrami ou para acompanhar uma porção de hering. Há ainda a chalá (fala-se ralá), o pão trançado consumido na noite do Shabat (dia do descanso, que começa no pôr do sol de sexta e segue até o pôr do sol de sábado). Este ainda não provei, mas tem uma “cara” bem bonita.

Por falar em pastrami, o da casa é gostoso, cortado bem fininho. Lá também são vendidos outros tipos de frios, como a língua defumada.

Há ainda vinhos (kosher e não kosher), molhos, pratos etc

Como escrevi no início do texto, o pickles de pepino caseiro do Emporium Brasil Israel é um super destaque do mercado. Sem dúvida é um dos melhores de São Paulo e, quiçá, do Brasil. É curtido na salmoura com alho e pimenta e dá de mil a zero nos pickles fabricados pelas grandes indústrias. Produto artesanal é outra história! Adoro comê-lo puro.

No mercado há ainda muitas outras coisas gostosas, como doces, bebidas, pratos salgados etc. Alguns destes produtos têm selo kasher ou kosher, ou seja, são aptos para comer para aqueles que seguem as tradições judaicas.

A casa em si não é religiosa, pois abre aos sábados – o dia do descanso judaico. Melhor ligar antes para saber os horários. Ah! Se você quiser comprar produtos da casa em grandes quantidades, melhor encomendar antes.

Super recomendo!

SERVIÇO:
Emporium Brasil Israel
Rua Guarani, 114, Bom Retiro, São Paulo/SP
Tel. (11) 3228-6105 e 3229-6819
E-mail: emporiumbrasilisrael@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s