Editor do Que Gostoso! dá receita de bruschetta

por Claudio Schapochnik

Publiquei duas ou três vezes fotos de minhas bruschettas de tomate no meu perfil pessoal no Facebook e, modéstia a parte, o resultado foi muito bacana: houve muitas curtições, pedidos de receita e comentários positivos. Então estas manifestações me deram um impulso para publicar aqui neste meu site a receita. Faço isto com muito prazer e espero que você, caro(a) leitor(a), goste!

É muito simples, sabia? Vamos lá. Compre dez tomates maduros, lave-os, pique-os e coloque-os numa vasilha grande. Depois pegue cinco dentes de alho, dos grandes, e amasse-os diretamente na vasilha dos tomates picados.

Logo em seguida é a etapa do tempero: coloque, tudo a gosto, sal e azeite de oliva. Depois com uma colher grande mexa, mexa, mexa até o tomate se incorporar bem com o alho, azeite e sal. Cubra com um pano e reserve.

Nestas fotos que ilustro o texto, você vê pontos verdes nas bruschettas. Nesta receita coloquei ainda cebolinha, que amo demais. Mas é opcional, tá legal?

E o pão? Olha, obrigatoriamente, uso pão italiano para fazer as bruschettas – afinal, o antepasto foi criado na Itália. Não apenas por este detalhe histórico-geográfico que uso. Motivo: a consistência deste tipo de pão é o ideal para a receita. Compre-o na forma de filão e de marcas consagradas nos mercados. Já comprei, uma vez só, “pão italiano” fora deste contexto e, de fato, não tinha nada de pão italiano.

Travessa com minhas bruschettas de tomate

MONTAGEM
Lembra da vasilha com os tomates picados temperados, pois bem, depois de um tempo o nosso astro vermelho soltou bastante água. Sem qualquer problema – acho que isto é um dos pulos do gato da receita.

Pegue o filão de pão italiano e corte em fatias da espessura de cerca de dois centímetros e as acomode em uma assadeira. Depois acrescente em toda a superfície da fatia o tomate picado temperado em cima e, em seguida, coloque um pouco do caldinho do tomate que se formou. Por fim, coloque mais um fio de azeite de oliva em cada bruschetta. Leve a assadeira ao forno pré aquecido a 180 graus.

A bruschetta estará pronta quando o pão estiver crocante e o tomate assado. Nunca cronometrei o tempo no forno, mas é algo em torno de 15 a 20 minutos. Depois tire com cuidado do forno e, com uma espátula e delicadeza, solte as bruschettas da assadeira e coloque numa travessa para levar à mesa.

Olha, asseguro que você e seus convidados vão adorar! É uma excelente opção de antepasto, fácil de fazer e extremamente gostoso. Gostou? Bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s