Conheça a fábrica da Mendoá Chocolates em Ilhéus (BA)

Caso você vá para Ilhéus, no Sul da Bahia, e quer fazer um programa gastronômico bem típico, a dica – ainda mais se você estiver com crianças – é fazer a visita à Fazenda Riachuelo, onde fica a fábrica da Mendoá Chocolates. Lá a empresa cultiva 1.500 hectares de cacaueiros (foto acima), e os visitantes acompanham o processo tree-to-bar – desde a colheita e a aromática torra das amêndoas até chegar ao produto final.

Segundo a Mendoá, esta época, que marca a safra do cacau, “a plantação fica repleta de cacaus, que, conforme amadurecem, dão novos tons à lavoura, com nuances de alaranjado e roxo”.

“O passeio ocorre o ano todo, mas essa é a época mais bonita, frutífera, o melhor período para os turistas verem o cacau no pé, colherem, abrirem e degustarem”, conta o biólogo, sócio-gerente e pesquisador-chefe da Mendoá, Raimundo Mororó. A empresa é a maior produtora de cacau da região.

O cacau aberto exibindo a polpa que cobre as amêndoas (fotos divulgação)
Secagem das amêndoas de cacau na Fazenda Riachuelo

CONTATO COM OS CACAUEIROS
O momento de maior deslumbre dos grupos, segundo Mororó, é quando caminham pela vegetação nativa e conhecem o cacaueiro. “Muitas pessoas sequer sabem como é o cacau. Vê-lo na árvore majestosa, em meio à natureza, e acompanhar o cuidado em todo o sistema é mágico e impactante”, diz ele.

Um guia conta o histórico da fazenda, que foi reerguida depois da praga da vassoura-de-bruxa e reestruturada – com avanços tecnológicos e fábrica moderna que a transformaram no complexo que é hoje. O próprio Mororó também fala às turmas sobre as inúmeras pesquisas e mostra os experimentos feitos.

O tour passa pela fermentação e secagem de milhares de amêndoas de cacau. As sementes são selecionadas e vão para o laboratório da fábrica, onde são analisadas e seguem para a torra e moagem dos grãos, que exala o aroma característico e envolvente que atiça os sentidos, principalmente o paladar.

Vista externa da fábrica da Mendoá…
…e, dentro, parte da produção de chocolates da empresa

DEGUSTAÇÃO
“A partir daí, os corredores são envolvidos pelo buquê especial de cacau”, aponta Mororó. A massa se transforma, então, no ingrediente base da Mendoá, que produz 20 tipos diferentes de chocolates, com, pelo menos, 40% de cacau – chegando a 100%. Sabores como gengibre, canela, castanha-do-pará, pimenta, coco, amendoim e café são adicionados e, por fim, a iguaria segue para ser embalada e enviada ao varejo.

No fim do passeio, os participantes degustam chocolates como os das linhas Clássica, Orgânica e Brasilis, nibs e bombons recheados de tapioca, cupuaçu, amendoim e maracujá – que podem ser ainda comprados no local.

O fruto do cacaueiro aberto em cima de amêndoas de cacau

FUNDADA EM 2013
Empresa de chocolates Premium, a Mendoá foi fundada em 2013 por Leandro Reis Almeida, seus irmãos, Leonardo e Júlio, e o pai, José Geraldo, na Fazenda Riachuelo, em Ilhéus.

Com o conceito tree-to-bar, produz chocolates com elevado percentual de cacau, sem conservantes, aditivos químicos ou realçadores de sabor. Os produtos são comercializados em 16 capitais e distribuídos em mais de 1.000 pontos de venda.

SERVIÇO:
Mendoá Chocolates
Dias de visita: de segunda a sexta
Duração: 1h30 a 2h
Número de pessoas: até 20 pessoas por turma
Valor: R$ 50 por pessoa, grátis para crianças até 10 anos
É necessário agendamento pelo tel. (73) 99955-0916
Fazenda Riachuelo: Rodovia Ilhéus-Uruçuca, Km 20, Ilhéus (BA)
www.mendoachocolates.com.br

Um comentário sobre “Conheça a fábrica da Mendoá Chocolates em Ilhéus (BA)

Deixe uma resposta