Receita de vovó, dourado é versão do pé de moleque

por Claudio Schapochnik

Na feira Fispal Food Service, ocorrida no mês passado em São Paulo, conheci um doce gostoso e diferente, uma versão menos dura, digamos assim, do popular e igualmente gostoso pé de moleque. Trata-se do dourado de amendoim, uma receita familiar e produzido artesanalmente.

O diretor da empresa, Guilherme Bottura, contou ao Que Gostoso! que a receita é de autoria da avó dele. “O doce nasceu das mãos da minha avó, Matilde, por volta de 1960 e fazia parte de todas as importantes festas da família”, recorda ele, distribuindo pedaços de dourado ao público na feira.

O diretor da empresa, Guilherme Bottura, mostra o doce criado pela sua avó na feira (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Em 2009, Bottura abriu a Dourado de Amendoim e Cia. Desta forma, passou a fabricar artesanalmente o doce de sua vovó e a comercializá-lo. “É leve, aerado, crocante e doce na medida certa”, define o pequeno produtor.

A linha do dourado reúne os sabores amendoim, castanha do pará, caju e amêndoas e há as versões com chocolate meio amargo e branco.

Hummm… Este dourado de castanha de caju é ótimo também

A PROVA
Provei a versão tradicional do doce, o de amendoim puro, e a de com castanha de caju. Adorei ambos. De fato, são bem menos duros que o pé de moleque como conheço – e que me remete à infância –, sem não deixar de lado a crocância gostosa, e o sabor é delicado, muito bom. São apresentados em quadradinhos.

Recomendo.

SERVIÇO:
Dourado de Amendoim e Cia
Celulares: (11) 97411-3337 e 97068-0909
Instagram, Facebook
E-mail: douradodoces@gmail.com

Deixe uma resposta