por Claudio Schapochnik
Referência em carnes de alta qualidade e fundada há 60 anos, a Wessel lançou oficialmente a linha de orgânicos (foto acima, hambúrgueres), com selo do Instituto Biodinâmico (IBD). Os produtos foram apresentados no estande da empresa nas feiras Bio Brazil Fair, Biofach América Latina e Naturaltech, no Anhembi, realizadas simultaneamente na semana passada no Anhembi, em São Paulo.

A linha orgânica da empresa traz hambúrguer, carne moída, bife ancho e de chorizo, picanha, miolo de alcatra e outros cortes porcionados. Segundo a Wessel, a linha já está presente em mercados e supermercados como Pão de Açúcar, Carrefour, St. Marché, Mambo, Walmart, Sam´s Club e Oba.
“Esta linha de carnes orgânicas, certificadas pelo IBD, começou há um ano. A procedência do gado bovino é de uma fazenda parceira no Mato Grosso do Sul”, explica ao Que Gostoso! o fundador e proprietário da empresa, István Wessel.
“Em janeiro de 2019 fizemos o lançamento e iniciamos a distribuição agora entre março e abril”, recorda Wessel. “Nossa expectativa é a melhor possível”, emenda ele.


“Há um grande mercado, onde o consumidor está, cada vez mais, preocupado com a saúde e o meio ambiente”, justifica Wessel. Segundo o empresário, o gado cuja carne é produzida a linha orgânica vive ao ar livre e se alimenta apenas de pastagens e água limpa.
A planta da empresa fica em Araçariguama, na região de Sorocaba (interior paulista) e produz 4 mil toneladas de produtos de carne por ano. Entre os clientes há mais de 300 supermercados e 2,5 mil restaurantes e hotéis em todo o País.
PARTICIPAÇÃO E MAIS PRODUTOS
Wessel acredita que a linha orgânica da casa vai representar de 10% a 15% dos negócios totais da empresa em um ano.
Ainda para 2019, o empresário assegura que mais produtos vão ampliar a lista. “Vamos produzir almôndegas, polpetones e kaftas com carne orgânica”, garante ele.

No estande da Wessel houve degustação de mini hambúrgueres com carne orgânica. Eu provei e estava uma delícia. Recomendo.
“Nosso único conservante é o frio, pois não utilizamos nenhum aditivo em nenhum de nossos produtos”, finaliza o empresário. A família Wessel, no entanto, atua no segmento de carne desde 1830, quando abriu o primeiro açougue na Hungria.