Você vai “pirar” com este ícone georgiano

por Claudio Schapochnik_Odessa/UCRÂNIA

O nome é bem diferente para nós brasileiros e tem um sabor… Que gostooooooso! O prato se insere na lista de comidas feitas com uma base de massa de trigo, no caso assada, com variados tipos de cobertura e de desenho. Trata-se do khachapuri, típico de Sakartvelo – o nome oficial, no idioma local, daquela nação que se chama Geórgia, localizada no Cáucaso, região montanhosa na Ásia entre os mares Negro e Cáspio. O prato é muuuito bom e significa, na língua do país, “pão com queijo”.

Um dos ícones de Odessa: a escadaria do filme “O Encouraçado Potemkin” (1925), do diretor Serguei Eisenstein (1898-1948) — fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!

Dentro de Sakartvelo, há ainda algumas variedades de khachapuri – as versões, que têm nomes diferentes, dependem do formato e das coberturas.

Ainda que já tenha visitado Sakartvelo em 2014, comi meu primeiro khachapuri em Odessa, a famosa cidade ucraniana banhada pelo Mar Negro, no ano anterior. Foi num restaurante georgiano localizado a poucos metros do hotel onde estava hospedado.

Sabe quando, numa viagem, você está “verde” de fome e quer algo perto do hotel? Pois é, foi assim o meu cenário quando “descobri” o khachapuri.

O khachapuri de Adjara com o refrigerante de pêra

Cheguei na entrada do restaurante, vi o cardápio com algumas fotos e desci a escada. A casa ficava abaixo do nível da rua e tinha um aspecto de adega. Móveis com cara de décadas atrás e uma bandeira de Sakartvelo e uma espingarda na parede me chamaram a atenção. Naquele momento era o único freguês.

A comunicação com a garçonete foi em inglês. “Meu prato é este!”, pensei logo que vi a foto de um khachapuri com ovo e manteiga. Para beber, pedi um refrigerante georgiano de pêra – na época ainda tomava este tipo de bebida. Nossa, o refri era delicioso! Gosto bem forte da fruta.

Não demorou muito, a garçonete trouxe à minha mesa uma prato com uma massa no formato de gôndola coberta de queijo amarelo com um ovo com a gema mole e um pedaço de manteiga. Esta é uma das coberturas mais tradicionais de khachapuri, li depois. É o khachapuri de Adjara – nome de uma república autônoma georgiana, na fronteira com a Turquia e banhada pelo Mar Negro.

Uma geral do restaurante georgiano em Odessa, com foco no refri de pêra
Estátua da imperatriz russa Catarina II (1729–1796), conhecida como Catarina, a Grande, em Odessa

Também soube, muitos anos depois, que parece que se come o khachapuri de Adjara misturando todos os ingredientes em cima da massa.

Naquela refeição, a garçonete, ainda que simpática, não me explicou nada. Fui comendo em pedaços, com o garfo e a faca. A mistura destes três ingredientes da cobertura com a massa bem assada e quentinha… Que gostooooooso! Virei fã do khachapuri.

Super recomendo!

Outra utilização para a carcaça de um carro em Odessa
Eu junto à âncora, ícone da linda cidade ucraniana

Agora, para quem é de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a boa é que a rede de pizzarias Bráz colocou o khachapuri no cardápio desde o final de 2018 – conforme comunicado oficial da Companhia Tradicional de Comércio, proprietária da Bráz.

Pelo que li, as casas servem a receita de Adjara – cobertura de queijo, ovo e manteiga. Vou provar e depois conto o que achei aqui no Que Gostoso!.

Deixe uma resposta