Meu Deus, o que é a encharcada da Alcôa?!

por Claudio Schapochnik_Lisboa/PORTUGAL

Estive por apenas dois dias na capital portuguesa no mês passado e, após um almoço maravilhoso à base de peixes em um ótimo restaurante no Bairro Alto, comi a sobremesa no vizinho Chiado. Fui num verdadeiro “templo” da doçaria tradicional lusitana chamado Alcôa. Lá me deliciei com uma sensacional encharcada (€ 2,90, cada). Meu Deus! Que doce mais maravilhoso é este?!?!

A encharcada por dentro (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

No interior da loja as vitrines guardam joias lindas e saborosas. A vontade que dá é de provar um doce de cada, mas como não posso fazer isto por recomendação médica, vamos dizer que se comesse um ou dois já estaria feliz.

Fiquei até mais do que feliz provando um doce chamado encharcada. Segundo a simpática funcionária, o doce é feito somente com gemas e açúcar. Deve ter segredos no fabrico, como se diz lá em terras portuguesas.

Olha só a beleza e a delicadeza deste outro doce
As encharcadas (à dir.) com outras dois doces da Alcôa

Em 2011 a encharcada recebeu a menção honrosa na Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, realizado anualmente no Mosteiro de Alcobaça, na cidade portuguesa de Alcobaça.

Pedi a encharcada pelo aspecto, pela cor e por ser bem molhadinho – visualmente parecia mesmo. Doce seco não dá, né? Olha… Não me arrependi.

A casa produz também o icônico pastel de nata
Torresmo do céu e torrão real: vou provar numa outra oportunidade

A primeira mordida foi uma explosão de um sabor agradabilíssimo. Que gostooooooso! Ainda bem que o pedaço é bem generoso, caso contrário o devoraria em duas ou três mordidas.

Aprovadíssimo, recomendadíssimo! Encharcada da Alcôa… Eu te amo!

Fiquei com vontade de comer outra encharcada, mas não pedi. Vou deixar para comer numa outra visita à fantástica Lisboa, cidade que tanto gosto. Vai ser mais um motivo muito sério para regressar à capital lusa.

A nota fiscal da minha compra

A Alcôa – A Doçaria Conventual Desde 1957 tem três lojas em Portugal: uma em Alcobaça (Praça 25 de Abril, 44) e duas em Lisboa, sendo uma no Chiado (Rua Garrett, 37) e uma no El Corte Inglés.

Em Lisboa, o Que Gostoso! hospedou-se no Hotel Tivoli Avenida Liberdade a convite da direção do estabelecimento

2 comentários sobre “Meu Deus, o que é a encharcada da Alcôa?!

  1. Conheci a Alcôa do Chiado, nossa uma loucura. Quantas delícias reunidas em uma só loja.
    A Coroa da Abadessa é imperdível, e os pastéis de nata, para mim , são melhores que de Belém.
    Os funcionários são agradáveis demais. Fui várias vezes em que estive em Portugal

Deixe uma resposta