por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Olá, pessoal! Tudo bem? Orgulhosamente apresento para vocês a nova série especial do QUE GOSTOSO! É a “Chile Vinho & Neve”.
Os textos decorrem de uma viagem, muito bacan – como dizem os chilenos, com esta gíria, para algo legal –, que realizei para este país sul-americano entre os dias 5 e 11 deste mês de julho.




Como o nome da série denota e pela estação do inverno, o roteiro contemplou a visita a sete vinícolas – Santa Rita, Maquis, Montes, La Playa/Sutil, Casa Silva, Lapostolle e Santa Cruz –, praticamente todas situadas no Valle de Colchagua, e ao Valle Nevado Ski Resort, na Região Metropolitana de Santiago, a capital chilena.
A Wines of Chile, associação que promove o vinho chileno em nível nacional e no Exterior, e o Valle Nevado foram os patrocinadores da viagem. E o convite foi feito pela agência de comunicação do ski resort no Brasil, a B4TravelComm, do relações públicas Alberto G. Martins.
Tive ainda o apoio crucial do seguro de viagem da Intermac Assistance. Jamais viajo sem um seguro.



Estava num grupo com mais pessoas do Brasil, entre jornalistas e outros profissionais.
Nestes sete dias no Chile, o tempo estava ótimo: manhãs bem frias, céu azul e sol durante o dia e muito frio à noite.



Em relação ao vinho, revisitei algumas vinícolas de uma viagem há muitos anos, como a Santa Cruz e a Clos Apata, e conheci outras pela primeira vez, como a Maquis e a Santa Rita, por exemplo.
Cada vinícola tinha uma singularidade – isso foi o que achei bacan: todas produzem vinho, mas algumas têm hotel, outra museu, outra teleférico, outras com restaurantes e assim por diante.
Provei excelentes vinhos e pratos nas vinícolas, que recebem muito bem.





Em relação à neve, foi minha primeira vez no Valle Nevado. Só conhecia o renomado ski resort das apresentações anuais da temporada aqui em São Paulo.
Situado a 3 mil metros de altitude, Valle Nevado possui uma infraestrutura excepcional não apenas para quem quer praticar esqui e snowboard. Mas ainda na área da hospitalidade, com três hotéis; nos diversos restaurantes e bares; e no acesso.




Fiquei feliz de constatar tudo isso e muito mais in loco. Claro, devidamente protegido. Por lá, a menor temperatura que peguei foi – 9° C.
Neste mês, por causa das férias escolares, ouviu o nosso idioma português com bastante frequência por lá. De fato, muitos brasileiros e muitas brasileiras gostam de esquiar no Chile – sobretudo no Valle Nevado.


Por falar em esportes invernais, fiz aula de esqui com o competente professor Gonzalo. Bem, se aprendi ou não a esquiar vocês saberão em mais alguns dias.
Diferentemente de séries especiais anteriores, não vou seguir aqui no QUE GOSTOSO! a mesma ordem do roteiro que fiz pessoalmente. O que mantenho é a publicação desta série apenas nos dias de semana.





Portanto, a partir de amanhã (terça, 23), inicio esta que será mais uma série que você, caro(a) leitor(a), espero, vai adorar.

Curte, comente e envie para a sua rede de amigos e amigas.
Obrigado!