por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Toledo/ESPANHA*
Há numerosas histórias sobre a origem do marzipã – não vou entrar nesse âmbito –, mas o que vale é que o doce é bom demais. Que gostooooooso! Não sabia que a linda Toledo, na Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha na Espanha, tem tradição na fabricação desse produto à base de amêndoa, ovo e açúcar. Na cidade, conheci a loja da marca Santo Tomé. Show. Que gostooooooso!
Soube dessa tradição toledana do mazapán, o nome do doce em espanhol, com o diretor do escritório do Turismo da Espanha no Brasil, que fica em São Paulo, Oscar Almendros. Ele estava no grupo, do qual fazia parte, que visitou algumas cidades ligadas à herança judaica pré-1492 – o ano da expulsão dos judeus da Espanha.

Na manhã quando o grupo tinha de deixar o hotel em Toledo para seguir viagem, fui comprar algumas lembranças comestíveis para a família. Aí o diretor comentou do mazapán, e fui atrás do doce com ele e outros integrantes do grupo.
O grupo chegou à Calle Santo Tomé, 3, o endereço da loja central da marca homônima. A empresa fabrica os doces desde 1856. O lugar tem metros de vitrine cheias de, imaginei, maravilhas. Lá estão os marzipãs – delicados, aromáticos, em diferentes formatos, com cobertura disso ou daquilo etc.


O produto, de alta qualidade, tem o valor correspondente. É aquela coisa: quem converte (euro para real), não curte e, no caso, não saboreia. Mas na Santo Tomé, se você quiser comprar um ou dois marzipãs está tudo bem. As simpáticas atendentes não fazem “cara feia”.
Em relação ao marzipã, a Santo Tomé faz uma massa maravilhosa, nada seca, cheirosa e com a superfície tostada. Na boca, uau… É um doce sem exagero, delicado, marcante e maravilhoso. Que gostooooooso!


Super recomendo os marzipãs da Santo Tomé. Estando em Toledo, compre e coma, sim!
SERVIÇO:
Turismo da Espanha
Red de Juderías de España
Turismo de Toledo
Santo Tomé Obrador de Mazapán
*O QUE GOSTOSO! viajou a convite do Turismo da Espanha e da Red de Juderías de España