O empresário Cesário Mello Franco, idealizador da cerveja Xingu, comprou da Heineken o direito sobre o uso da marca no País e, neste mês de fevereiro, relançou a Xingu Black, com a fórmula original. A bebida é produzida com o lúpulo alemão Hallertau Tradition e quatro tipos de malte.
Para Franco, o relançamento da cerveja no Brasil permitirá que a marca seja trabalhada da mesma maneira como faz no Exterior, desde 1988.
“Lá fora, a Xingu é admirada em muitos países. Reconhecida e premiada internacionalmente, como recentemente no Los Angeles Internacional Beer Competition, já foi destaque no Beer Madness, evento realizado anualmente pelo jornal Washington Post, e foi eleita a melhor cerveja do mundo e a melhor cerveja do Brasil pelo Beverage Testing Institute de Chicago. A Xingu é a brasileira número um em vendas nos restaurantes e nos bares dos Estados Unidos. Com o retorno ao Brasil, terei a chance de fazer isso em casa e não mais a 5 mil quilômetros”, conta o empresário por meio de um comunicado.
O retorno da Xingu Black acontece em parceria com a Startup Brewing (SB), responsável pela produção e distribuição da bebida.

“Os sócios da SB são executivos bem-sucedidos em várias áreas, como TI e finanças, com know-how no mercado cervejeiro. Isso é muito rico na gestão de um negócio, além de trazer ao processo artesanal a alta qualidade da cervejaria.”
DISTRIBUIÇÃO
Para a primeira fase de lançamento da Xingu Black está prevista a produção de 100 mil litros/mês até o segundo semestre deste ano.
“A distribuição acontecerá principalmente em São Paulo, em quase 500 pontos de venda, incluindo varejo, bares e restaurantes”, revela André Franken, sócio-fundador da SB que também é provedora de tecnologia e aceleradora de cervejas de outros produtores. O produto é ofertado em latas de 473 ml.
“Nossa fábrica possui capacidade instalada para produzir 200 mil litros/mês, mas com adaptações e ampliações de turnos, podemos chegar a 700 mil litros mensais. Temos boas perspectivas para o produto, mas somos realistas quanto ao mercado”, diz Franken, também por meio de um comunicado.
O relançamento também conta com a parceria do mestre cervejeiro Paulo Schiaveto.
FICHA TÉCNICA
A Xingu Black Cerveja Lager Escuro possui 5,2% de teor alcoólico e amargor de 20 IBU.
“Aroma predominantemente maltado com notas de maltes especiais lembrando chocolate, tostado, ameixas e café. O sabor levemente amargo equilibra o dulçor dos maltes utilizados. Corpo médio, apresentando ótima drinkability“, asseguram os fabricantes também por meio de uma nota.