Epamig ensina a fazer queijo Minas frescal em casa

DA EPAMIG

O queijo Minas frescal é um dos queijos mais consumidos no País. De origem brasileira e fabricado com leite de vaca, o frescal é delicado, de consistência mole, bastante úmido e com olhaduras irregulares. De sabor suave, é muito consumido com café, em pães e com doces. Se você nunca comeu um “Romeu e Julieta” feito de queijo Minas frescal e goiabada, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer um legítimo sabor mineiro.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) postou no canal no You Tube um vídeo que ensina como fazer queijo Minas frescal em casa (foto acima/Epamig). Quem mostra o passo a passo da receita é a professora do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Denise Sobral.

De acordo com Denise, para fazer o frescal é necessário alguns ingredientes e materiais específicos, como formas com furos. Contudo, a pesquisadora afirma que isso não impede o uso da criatividade e algumas substituições. A receita do frescal pede ácido lático, cloreto de cálcio e coalho. Mas o imprescindível, segundo Denise, é o coalho encontrado em supermercados.

Para um queijo pequeno, com cerca de 400 gramas, são necessários dois litros de leite pasteurizado. O indicado é que esse leite seja de saquinho e não homogeneizado. “Com o leite homogeneizado também é possível fazer queijo Minas frescal, mas com o não homogeneizado o produto fica melhor porque a proteína do leite está mais intacta”, afirma Denise.

Ainda sobre o leite, é muito importante que não seja utilizado a bebida vendida em caixinha. O leite UHT, como é chamado, passa por um processo de esterilização em altas temperaturas e, por esse motivo, não coagula durante o preparo do frescal. Também é possível utilizar leite cru na receita. Para isso, basta fazer a pasteurização caseira que consiste em ferver o leite a 65°C durante 30 minutos.

Para ver a receita e acompanhar o modo de fazer completo, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s