por Claudio Schapochnik
Até conhecer a maionese vegana Not Mayo, da chilena Not Co, jamais tinha provado este tipo de alimento. As maioneses que sempre comi levam ovos na fabricação. Recebi da fabricante, via assessoria de imprensa, uma unidade do produto em casa. Provei a original (350 g), pois há variedades com sabores, e gostei.
A Not Mayo, assim como os demais produtos da Not Co, é sempre “um não alguma coisa”. O não é para reforçar que nada do que é produzido possui origem animal.

A receita de todos os produtos da empresa foi formulada por um algoritmo apelidado Giuseppe. “O Giuseppe entende a estrutura molecular de alimentos de origem animal, cruza essas informações com as de vegetais cadastrados na base de dados e sugere uma combinação de plantas que recria aquele alimento preservando itens como sabor, textura, aroma e valor nutricional”, explica a empresa por meio de um comunicado.
Na Not Mayo, então, o ovo não faz parte da receita. Segundo a empresa, a maionese vegana tem grão de bico como base da receita. Eu adoro grão de bico, principalmente nas formas de bolinhos de falafel e homus.
Pois bem, provei a Not Mayo onde costumeiramente tenho o hábito de colocar maionese: em cima de um filé de pescada à milanesa. Assim que pressionei o tubo de plástico, muito prazer, saiu a Not Mayo. Minhas primeiras observações foram a cor e a consistência.

A cor é branca. Nada de pender para um amarelinho, ainda que de leve, das maioneses com ovos. Sobre a consistência, assim que o conteúdo “pousou” na superfície da pescada empanada ficou. Ou seja, o produto é bem firme, não mole como costumam ser as maioneses com ovos.
E o sabor? No meu gosto, é agradável e senti um leve azedinho. Ficou super bem com o peixe. Compraria uma Not Mayo? Sim.