Bolacha à base de arroz e feijão (foto acima/divulgação) e sobremesa que leva casca de ovo. Estas inovações alimentícias inusitadas foram desenvolvidas por alunos do curso de engenharia de alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). O IMT foi fundado há 57 anos, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul (SP).
Com o objetivo de produzir algo que apresentasse, além de um elevado teor protéico, proteínas que fossem nutricionalmente adequadas, as alunas Anna Paula Perrella e Isabela Cavalli de Souza resolveram apostar em uma das duplas mais famosas da culinária brasileira.
“Elas transformaram o tradicional arroz com feijão em um biscoito nutritivo, que ainda pode ser consumido por pessoas com intolerância ou restrição ao glúten”, explica o instituto por meio de um comunicado.
Já o grupo formado pelos alunos André Fialho, Alice Kashimoto, Felipe Augusto Silva e Mayra Ramos, preocupado com as pessoas que, muitas vezes sofrem com a falta de cálcio, identificaram na casca de ovo um opção.
“Composta de cálcio de alta pureza, após o tratamento adequado, a casca de ovo tornou-se um ingrediente composto por 23% de cálcio que, incorporado a uma sobremesa láctea, resultou em 249 mg de cálcio por porção de 30 g, ideal para pessoas que buscam uma alimentação saudável.”