por Claudio Schapochnik
O olivicultor paulista Luiz Augusto Rossini, produtor do azeite de oliva extra virgem Rossini em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira paulista – cerca de 170 quilômetros de São Paulo –, começa neste mês de agosto a aceitar encomendas do seu produto.
“Eu vendo meu azeite em feiras e em alguns empórios, mas quiser garanti-lo é melhor reservar”, diz Rossini ao Que Gostoso!. Ele é psicólogo e começou a plantar oliveiras na sua propriedade há oito anos.
“Tenho duas mil oliveiras de seis variedades, que começaram a produzir há três anos”, emenda ele. “Cada dez quilos de azeitonas dá para produzir um litro de azeite.”

“Meu azeite fica pronto para o consumo em todo o mês de março de cada ano, e cerca de 70% do meu mercado está na cidade de São Paulo”, declara Rossini. “Faço a entrega sem a cobrança de frete”, assegura. Ele vende o azeite em garrafas de vidro de 250 ml.
Provei o azeite Rossini na feira Comida de Herança, realizada no Unibes Cultural, na capital paulista, no mês passado. Estava ótimo. Vale a pena.
VISITAS
A Rossini recebe visitantes em sua propriedade. “A pessoa deve me ligar e marcar a visita com uma semana de antecedência”, explica o produtor. A visita é gratuita.
A inspiração para produzir o azeite veio das culturas italiana e portuguesa. Rossini é de origem italiana e sua esposa, Marília, é portuguesa da Aldeia de Colmeal, perto de Coimbra. Lá a família de sua esposa possuía um lagar – lugar onde são moídas as azeitonas para a obtenção do azeite. “Depois de aposentados, começamos a transformar nosso sonho em realidade”, diz o simpático olivicultor.

Além de seu produto principal, Rossini conta que pretende comercializar azeitonas para consumo. Estas devem ser da espécie espanhola askolana. Torço para que seja em breve.
SERVIÇO:
Azeite Rossini
Celular: (11) 99658-5047
E-mail: luizrossini@hotmail.com
Instagram, Facebook
www.azeiterossini.com.br