Chile traz 14 empresas em feira de orgânicos (SP)

Dentro do recente acordo bilateral firmado entre Brasil e Chile para comércio e exportação de produtos orgânicos, o Pro Chile, instituição responsável pelo comércio exterior do país, participa ativamente com um grande estande nas feiras Bio Brazil Fair, Biofach América Latina e Naturaltech, que ocorrem paralelamente e terminam hoje (sábado, dia 8 de junho), no Anhembi em São Paulo. Executivos de nove vinícolas e produtoras de frutas e cinco associações do segmento de orgânicos estão apresentando seus produtos.

Dados do Ministério da Agricultura do Chile informam que há grandes oportunidades de comércio de produtos orgânicos chilenos como frutas frescas, maçãs, kiwis, frutas secas (foto acima), cranberry, frutas congeladas e polpa. No entanto, os produtos que ocupam posição de destaque no ranking dos orgânicos exportados para o Brasil são o vinho e o azeite de oliva.

Alguns exemplos de frutas chilenas (fotos divulgação)

Maçãs, suco de maçã e frutas vermelhas congeladas também se incluem no rol de produtos orgânicos chilenos importados pelo Brasil, que ocupa atualmente a 16a posição entre os países que importam tais produtos do Chile.

Cerca de 95% da produção de orgânicos no Chile é exportada. Nesse contexto, se destacam frutas e hortaliças congeladas, conservas, polpas de frutas e hortaliças; vinho, azeite de oliva, frutas e hortaliças desidratadas. As frutas ocupam o segundo lugar no ranking, com destaque para mirtilos e maçãs, e em menor escala, kiwis. A maior concentração da produção orgânica situa-se na Região dos Rios (29%), seguida da Região do Maule (22,9%) , e em terceiro lugar, da região de Biobió (20,5%).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s