O mundialmente famoso Guia Michelin lançou nesta semana (segunda, dia 3 de junho) a primeira edição do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Há versões em inglês e espanhol. A lista inclui um total de 657 estabelecimentos, entre os quais há 90 estrelados – uma, duas e três estrelas.
“O destaque da edição é a celebração da diversidade gastronômica da Califórnia, um dos pontos fortes da culinária do Estado e uma das características que levou o Michelin a criar o guia estadual”, celebra o Visit California, organização sem fins lucrativos, com a missão de desenvolver e manter programas de marketing – em parceria com os parceiros da indústria do turismo local – para inspirar viajantes a escolherem a Califórnia como destino.

A lista inclui, por exemplo, a única chef mulher três estrelas do mundo, Dominique Crenn, do Atelier Crenn/Bar Crenn em São Francisco. Além disso, os primeiros restaurantes mexicano e indiano a entrarem na categoria duas estrelas: Californios e Campton Place (foto acima/divulgação), também em São Francisco. A primeira chef mulher a receber duas estrelas em um restaurante japonês também está na lista, Niki Nakayama do N/NAKA (foto no início do texto/divulgação), em Los Angeles.
A seleção contempla cidades como Sacramento, Monterey, Santa Monica, West Hollywood, Santa Barbara e San Diego, além, claro, de Los Angeles e da já reconhecida como polo gastronômico região da baía da São Francisco.