por Claudio Schapochnik
O incrível doce de castanha portuguesa (foto acima) da Fazenda Lila, localizada em São Bento do Sapucaí (SP) – a cerca de 200 quilômetros de São Paulo –, é somente uma forma de conhecer outros produtos e, sobretudo, a filosofia que está por trás da propriedade e dos proprietários. A fazenda fica a uma altitude de 1.300 metros na Serra da Mantiqueira.
Conheci o doce e um pouco da Fazenda Lila durante a feira Mercado Manual neste mês de maio no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Fiquei tão impressionado com o que eles fazem que, na mesma hora, deu vontade de conhecer a fazenda. De tão concorrida, parece que só há vagas nos vários programas e retiros no segundo semestre deste ano.
Em relação ao doce de castanha portuguesa, a consistência é ótima e o sabor… Nossa, sensacional! Isto porque a Manu Karmann, da família dona da Fazenda Lila, ter me dito no evento que a geleia de tangerina havia acabado. “É a melhor geleia desta fruta no mundo”, assegurou ela. Ah, tudo o que é produzido por lá, além das geleias e doces, é orgânico.
“No caso do leite de vaca, nossa prioridade é o bezerro; e, desde que compramos a fazenda, já plantamos mais de 35 mil árvores”, afirma Manu. A propriedade foi adquira em 1982, sendo que nas décadas de 1960 e 1970 a terra foi muito explorada com plantações de tomate e cenoura.

“Não usamos nenhum tipo de adubo químico ou agrotóxico pois tudo aqui é orgânico e ahimsa. Cuidamos da terra só com insumos orgânicos, temos fossas ecológicas, caixas de filtragem. Até nossa lenha é ecologicamente correta, pois não derrubamos nenhuma árvore para lenha, recolhemos os galhos caídos naturalmente. Além do mel, frutas, legumes e verduras orgânicos, o nosso leite é orgânico e ahimsa, isto é, nossas vacas e nossos bois não vão para o matadouro”, explica o site da fazenda.
O termo ahimsa é uma palavra sânscrita que significa “não injúria” e um conjunto de regras ético-religioso adotado por religiões orientais, como o jainismo, hinduísmo e budismo. Não cometer violência contra outros seres é uma das bases deste pensamento.

RETIROS NA FAZENDA
Segundo Manu, a Fazenda Lila organiza diversos tipos de retiros, geralmente de sexta a domingo. Há até um gastronômico, realizado duas vezes por ano. “Todas as informações, como datas, temas, tarifas etc, são passadas pela Marcela”, finaliza ela. Os contatos estão abaixo.
SERVIÇO:
Fazenda Lila
Instagram, Facebook
E-mail: fazendalila@gmail.com
www.fazendalila.com.br