Maior biergarten em Dresden fica em frente ao Elba

por Claudio Schapochnik_Dresden/ALEMANHA

Com a chegada do verão no Hemisfério Norte, daqui a pouco tempo, os alemães ficarão bem felizes e, muitos deles, vão tomar a bebida mais querida, a cerveja, nos biergartens – espaços ao ar livre, com bancos e mesas e, muitas vezes jardins. Em Dresden, uma das cidades mais lindas da Alemanha e capital do Estado da Saxônia, a dica é ir ao maior biergarten local, com cerca de 1.000 lugares. Trata-se do Schiller Garten (foto acima), fundado no final do século 17 e localizado em frente ao rio Elba, que cruza a cidade.

O nome do restaurante e biergarten é em homenagem ao poeta e filósofo alemão Friedrich Schiller (1759-1805) que, segundo o site da casa, frequentou o lugar entre 1785 a 1787.

Fui uma vez ao Schiller Garten, em agosto de 2017, na companhia do meu amigo e irmão alemão Jan e de sua esposa, a Grit. Estive em Dresden naquele ano para celebrar os 30 anos de amizade com o Jan.

Cerveja escura da cervejaria dresdense: uma delícia (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Barco turístico navegando no rio Elba, em frente ao biergarten

Fomos ao biergarten no meu primeiro dia na cidade. Estava um dia bonito, com calor e céu com poucas nuvens. Eu e o Jan bebemos cerveja pilsen produzida na cidade pela cervejaria Feldschlößchen. Uma delícia! A Grit preferiu uma taça de vinho branco.

Aí ficamos conversando bastante, vendo os navios turísticos passarem pelo rio Elba e, depois de um tempo, comemos alguns aperitivos bem alemães, como salsichas assadas. O lugar é uma delícia!

Eu e o Jan celebrando 30 anos de amizade. Prost! Le chaim! Saúde! (foto Grit)
O casal de amigos Jan e Grit

Além do biergarten, o Schiller Garten tem uma parte fechada com vários salões onde são servidas várias especialidades alemãs. Também são servidas tortas e bolos, que o alemão, por tradição, gosta de comer acompanhando de café ou chá à tarde.

Então estando em Dresden, depois de visitar as maravilhas barrocas do século 18, vá ao Schiller Garten para uma happy hour bem alemã em um lindo lugar. Super recomendo.

SERVIÇO:
Schiller Garten
Schillerplatz 9, Dresden
Tel. (0351) 811-990
Site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s