por Claudio Schapochnik
Um dos programas interessantes para o turista gastronômico que pensa em visitar a Normandia, no Norte da França, é fazer um curso express com os chefs de cozinha dos dois restaurantes estrelados no Guia Michelin na charmosa Deauville. As duas casas são Maximin Hellio e L´Essentiel Deauville, ambas têm uma estrela cada.
“É uma experiência que vale a pena para quem curte gastronomia”, assegurou o chefe de Promoção e Distribuição do Escritório de Turismo de Deauville, Stéphane Langevin, em uma apresentação para jornalistas em São Paulo.


Na capital paulista, Langevin fazia parte de um grupo com outros executivos de cidades da Normandia, em um evento organizado pela CC Hotels, de Christiane Chabes. A empresa dela representa vários municípios normandos no Brasil.

Ainda em relação à gastronomia, Deauville reserva muita coisa gostava para visitar e saborear. Para saber mais, clique aqui. Na agenda de eventos oficiais, há três que serão realizados este ano, com o tema da cerveja, vieira e comida gourmet. Para saber as datas e mais informações, clique aqui.

Na apresentação de Deauville, Christiane sugeriu um jantar no famoso hotel cassino Barrière.
HISTÓRIA DA CIDADE
Deauville foi planejada e construída de acordo com a imaginação do meio irmão de Napoleão 3° (1808-1873), o Duque de Morny (1811-1865). Ele pensou a cidade na linda costa normanda no verão de 1858. Queria erguer o “Reino de Elegância” próximo a Paris – a distância é de cerca de 200 quilômetros.




De acordo com o material turístico de Deauville, a cidade foi erguida em quatro anos, com “magníficas vilas normandas protegidas, o hipódromo e a estrada de ferro”. Hoje o território de Deauville (inDeauville) conta com 11 comunidades à beira mar e no campo.
Vale a pena pesquisar sobre estas comunidades no site oficial de Deauville. São lugares lindos e bem pitorescos.