Entre tantos legados que os migrantes deixaram – e deixam – no Brasil, a gastronomia é um dos pontos mais importantes e perceptíveis. Para fazer as receitas dos filhos e netos de tantos migrantes que se tornaram pequenos produtores, a produtora Fawsia Borralho, em parceria com o Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, promove a segunda edição da feira “Comida de Herança” neste final de semana (dias 16 e 17 de março).


No evento, cerca de 70 produtores irão expor e vender queijos, biscoitos, cafés, pães e diversas outras delícias no jardim do museu. “A ideia é trazer uma gastronomia que conta história. Além do tom afetivo, queremos, também, proporcionar o sensorial, a experiência. Um pouco de surpresa e emoção por meio da contação de histórias e degustação dos produtos”, explica Fawsia.
O Quitute do Perutti, por exemplo, vai levar azeitonas premium de várias origens temperadas com muito azeite e mix de ervas com sabores ítalo-brasileiro. O laticínio Capril do Bosque, por sua vez, apresentará as produções da Serra da Mantiqueira: 14 diferentes tipos de queijos de cabra, alguns inspirados em receitas famosas no Exterior e outros de autor, como Cacauzinho, Serra do Lopo e Coração em Brasa.
Haverá, ainda, pratos quentes feitos na hora, como as massas do chef Fellipe Zanuto, do restaurante Hospedaria. O profissional buscou na cozinha das avós, ambas de origem italiana, a inspiração para o seu restaurante que fica na Mooca.

O público poderá, também, se deliciar com a “comida mateira” feita na hora pelo chef Idolo Giusti Neto. De origem italiana, portuguesa e espanhola, Giusti vem de um berço de ouro na culinária.
O evento terá ainda palestras e apresentações musicais. A escolha do lugar não foi aleatória. O prédio, do final do século 19, abrigou migrantes que chegaram à capital paulista em busca de novas oportunidades.

SERVIÇO:
Museu da Imigração – Comida de Herança
Data: 16 e 17 de março, sábado e domingo
Horário: 10h às 19h30
Entrada: R$ 5
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo/SP, perto da Estação Bresser Mooca, da Linha 3 Vermelha do Metrô
Tel. (11) 2692-1866
www.museudaimigracao.org.br