Reportagem do QUE GOSTOSO! ganha prêmio de comunicação Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso

Reportagem do QUE GOSTOSO! ganha prêmio de comunicação

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Caros(as) leitores(as) do QUE GOSTOSO! Gostaria de compartilhar uma notícia bastante legal com vocês. Ontem, terça (29), eu recebi o Prêmio Europa de Comunicação 2022, a 32° edição da premiação da Comissão Europeia de Turismo no Brasil!

Ganhei na categoria “Melhor Matéria Online” com a reportagem Brasileiro dá dicas de cervejas de Luxemburgo. O texto publiquei no dia 9 de março de 2022.

Recebi a placa da diretora para América do Sul da Atout France, Caroline Putnoki.

Muito obrigado a Deus, à Comissão Europeia de Turismo no Brasil e aos jurados.

A entrega do prêmio, em quatro categorias (Melhor Matéria Impressa, Melhor Matéria Audiovisual, Melhor Matéria Online e Jornalista Revelação), ocorreu durante linda recepção na residência oficial do Consulado Geral da França em São Paulo, no Jardim Europa, Zona Sul da cidade. A cerimônia foi uma realização da Berg Eventos, e a apresentação foi de Natalie Soares e Fred Marvila, ambos do Sundaycooks.

Reportagem do QUE GOSTOSO! ganha prêmio de comunicação Reprodução
No alto, a minha placa e, acima, os quatro vencedores do premiação da Comissão Europeia de Turismo em 2022 (imagem/reprodução)

Estou muito orgulhoso em receber a premiação pela reportagem publicada no QUE GOSTOSO!, pelo qual tenho um carinho gigante por fazê-lo e onde escrevo para você, caros(as) leitores(as), dentro das bases do jornalismo, sobre a culinária e as bebidas, sobre o comer e o beber no mais amplo leque possível.

E o prêmio ganha ainda mais relevância pois o QUE GOSTOSO! é bem jovem — o site vai completar quatro anos, se Deus quiser, agora em janeiro de 2023.

Os jurados que escolheram o meu texto como merecedor do prêmio foram: Alissandra Nazareth de Carvalho, professora associada do Departamento de Turismo e diretora da Escola de Direito, Turismo e Museologia, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG); Bruno Chaloub Dieguez, jornalista, professor de disciplinas audiovisuais do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e professor-orientador da Empresa Júnior da mesma universidade; e Silvio Cioffi, jornalista e bacharel em direito pela USP. Trabalhou por 32 anos na Folha de S.Paulo, tendo sido editor de Turismo entre 1991 e 2012.

Muito obrigado a vocês!

E meus parabéns aos meus colegas de premiação: Natália Manczyk, Cristina Viegas e Fernanda Rodrigues de Oliveira Scafi. Um abraço forte para vocês!

Obrigado demais ainda ao meu amigo Márcio Cabral Fernandes, o qual entrevistei para a reportagem vencedora do prêmio, e à filha dele, Marina, pelas fotos que fez do pai e que usei no meu texto. Vocês foram cruciais nessa minha conquista.

Foi a segunda vez que recebi o prêmio da Comissão Europeia de Turismo no Brasil. A primeira vez, como Jornalista Revelação, ocorreu há pouco menos de 20 anos. À época trabalhava na Panrotas Editora, e tenho muito orgulho dessa conquista também.

Fundada em 1948, a Comissão Europeia de Turismo (European Travel Commission, ETC) é uma organização sem fins lucrativos responsável pela promoção da Europa como destino turístico. A sede fica na capital da Bélgica, Bruxelas.

No Brasil, a Comissão Europeia de Turismo tem sede em São Paulo e está formada pelos escritórios de turismo dos seguintes países: Espanha, França, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca e Suíça.

Na América Latina, a ETC tem como presidente Petr Lutter, do Escritório de Turismo da República Tcheca – Czech Tourism.

De fato, o dia de ontem entrou para a história. Viva o jornalismo! Viva o conteúdo produzido por jornalistas! Parabéns, QUE GOSTOSO!

3 comentários sobre “Reportagem do QUE GOSTOSO! ganha prêmio de comunicação

Deixe uma resposta