por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Caros(as) leitores(as) do QUE GOSTOSO! Gostaria de compartilhar uma notícia bastante legal com vocês. Ontem, terça (29), eu recebi o Prêmio Europa de Comunicação 2022, a 32° edição da premiação da Comissão Europeia de Turismo no Brasil!
Ganhei na categoria “Melhor Matéria Online” com a reportagem Brasileiro dá dicas de cervejas de Luxemburgo. O texto publiquei no dia 9 de março de 2022.
Recebi a placa da diretora para América do Sul da Atout France, Caroline Putnoki.
Muito obrigado a Deus, à Comissão Europeia de Turismo no Brasil e aos jurados.
A entrega do prêmio, em quatro categorias (Melhor Matéria Impressa, Melhor Matéria Audiovisual, Melhor Matéria Online e Jornalista Revelação), ocorreu durante linda recepção na residência oficial do Consulado Geral da França em São Paulo, no Jardim Europa, Zona Sul da cidade. A cerimônia foi uma realização da Berg Eventos, e a apresentação foi de Natalie Soares e Fred Marvila, ambos do Sundaycooks.

Estou muito orgulhoso em receber a premiação pela reportagem publicada no QUE GOSTOSO!, pelo qual tenho um carinho gigante por fazê-lo e onde escrevo para você, caros(as) leitores(as), dentro das bases do jornalismo, sobre a culinária e as bebidas, sobre o comer e o beber no mais amplo leque possível.
E o prêmio ganha ainda mais relevância pois o QUE GOSTOSO! é bem jovem — o site vai completar quatro anos, se Deus quiser, agora em janeiro de 2023.
Os jurados que escolheram o meu texto como merecedor do prêmio foram: Alissandra Nazareth de Carvalho, professora associada do Departamento de Turismo e diretora da Escola de Direito, Turismo e Museologia, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG); Bruno Chaloub Dieguez, jornalista, professor de disciplinas audiovisuais do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e professor-orientador da Empresa Júnior da mesma universidade; e Silvio Cioffi, jornalista e bacharel em direito pela USP. Trabalhou por 32 anos na Folha de S.Paulo, tendo sido editor de Turismo entre 1991 e 2012.
Muito obrigado a vocês!
E meus parabéns aos meus colegas de premiação: Natália Manczyk, Cristina Viegas e Fernanda Rodrigues de Oliveira Scafi. Um abraço forte para vocês!
Obrigado demais ainda ao meu amigo Márcio Cabral Fernandes, o qual entrevistei para a reportagem vencedora do prêmio, e à filha dele, Marina, pelas fotos que fez do pai e que usei no meu texto. Vocês foram cruciais nessa minha conquista.
Foi a segunda vez que recebi o prêmio da Comissão Europeia de Turismo no Brasil. A primeira vez, como Jornalista Revelação, ocorreu há pouco menos de 20 anos. À época trabalhava na Panrotas Editora, e tenho muito orgulho dessa conquista também.
Fundada em 1948, a Comissão Europeia de Turismo (European Travel Commission, ETC) é uma organização sem fins lucrativos responsável pela promoção da Europa como destino turístico. A sede fica na capital da Bélgica, Bruxelas.
No Brasil, a Comissão Europeia de Turismo tem sede em São Paulo e está formada pelos escritórios de turismo dos seguintes países: Espanha, França, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca e Suíça.
Na América Latina, a ETC tem como presidente Petr Lutter, do Escritório de Turismo da República Tcheca – Czech Tourism.
De fato, o dia de ontem entrou para a história. Viva o jornalismo! Viva o conteúdo produzido por jornalistas! Parabéns, QUE GOSTOSO!
Parabens!!!!!
Parabéns pelo merecido prêmio! você é muito bom e merecedor de muitos prêmios que ainda virão em sua vida. Deus te ilumine!
Parabéns man, vc merece muito, por todo seu trabalho, esforço, profissionalismo e qualidade de conteúdo!