por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Ainda dá tempo de você aproveitar as promoções especiais nos restaurantes participantes da Peru Week 2022, realizada pelo Promperu — órgão de promoção turística do governo peruano. O evento em várias cidades continua hoje e segue até a próxima terça (15), feriado nacional da Proclamação da República.

No lançamento da Peru Week, que ocorreu no início do mês no restaurante La Peruana Cevichería, na região dos Jardins na Zona Sul de São Paulo, o QUE GOSTOSO! conversou com Milagros Ochoa, que está à frente do Promperu no Brasil. Na conversa consegui dicas bem legais dela, que é peruana, sobre a culinária de seu país que dá para provar nos restaurantes em terras brasileiras e em duas cidades que o turista visita no Peru: Lima e Cusco.
Em resposta à minha pergunta sobre as cinco comidas peruanas que mais adora, Milagros respondeu: “Ceviche, o tradicional, papa rellena, arroz chaufa, mazamorra morada (creme feito com milho roxo) e geleia de abacaxi”.

Essas dicas da Milagros, exceto talvez a geleia de abacaxi, podem ser encontradas nos restaurantes peruanos no Brasil também. Talvez ainda não todas num mesmo cardápio do estabelecimento.
Na Peru Week 2022, 48 restaurantes de várias cidades participam do evento. “É o Promperu que convida o estabelecimento”, explicou Milagros. “O público prestigia bastante, e a cada edição da Peru Week os participantes conquistam uma boa porcentagem de novos clientes”, assegurou ela.
Para saber os restaurantes que integram a Peru Week, clique aqui.


NO PERU
Para quem pretende viajar ao maravilhoso país vizinho, perguntei à Milagros sobre algumas dicas na capital, Lima — principal portão de entrada para o brasileiro que chega ao Peru —, e em Cusco, a linda cidade nos Andes e de onde parte o trem para Machu Picchiu.
“Em Lima, por exemplo, o turista precisa ir ao Mercado de San Isidro e provas as frutas peruanas, tão saborosas e diferentes. Também precisa provar o ceviche e o tiratido, uma espécie de carpaccio de peixe”, disse ela.
Em Cusco, Milagros sugeriu a pachamanca, um cozido que leva quatro horas para ficar pronto, de origem inca, e pratos da comida de rua local — com as dicas de anticucho, espetinho de carne servido com batata doce e molhos picantes, e picarones, rosquinha frita à base de abóbora e batata doce.


Boa viagem e bom apetite.