Anote na agenda Pipa RN faz festival em marco Foto 1 divulgacao

Anote na agenda: Pipa (RN) faz festival em março

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Conheço pouquíssimo do Estado do Rio Grande do Norte: basicamente a linda Natal e o litoral das cidades vizinhas que ficam na rota dos passeios de buggy — sempre fiz os “com aventura”. A tão badalada praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, distante cerca de 80 quilômetros ao Sul da capital potiguar, ainda não conheço. Pelo que vi por fotos e imagens, de fato, é um lugar maravilhoso do Estado. Se na parte da natureza, o destino vai muito bem, obrigado, a praia quer ser destaque na gastronomia também. Por isso, anote na agenda: o Sabores da Pipa Festival Gastronômico terá a segunda edição entre os dias 17 e 27 do próximo mês de março.

Anote na agenda Pipa RN faz festival em marco Praia da Pipa 2 Foto Humberto Sales_MTur
No alto prato da primeira edição do festival (foto divulgação) e, acima, a praia da Pipa (foto Humberto Sales/MTur)

A região da Pipa, asseguram os especialistas do setor, congrega restaurantes com sabores do Nordeste e do mundo. “O Sabores da Pipa vem para enaltecer a nossa variedade gastronômica e reconhecer os excelentes chefs dos diversos estabelecimentos”, explica Adrianne Ciantelli, idealizadora e uma das produtoras do evento pela empresa Lá na Casinha, por meio de um comunicado.

“A Praia da Pipa é um verdadeiro reduto da boa gastronomia, temos aqui restaurantes que fariam bonito em qualquer lugar do mundo. Além da variedade e qualidade dos preparos, a ideia é valorizarmos os insumos e ingredientes locais, aplicando nas criações o conceito da gastronomia Km0”, completa Adrianne.

CARDÁPIO ATRATIVO
As inscrições para restaurantes interessados em participar do evento seguem até a próxima sexta-feira (dia 18).

“Ao oficializar a parceria com o evento, os estabelecimentos se comprometem a criar versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinques ou sobremesas, que terão valores fixos para cada categoria e girando em torno de 25% a 30% abaixo do tradicional”, garante Juçara Figueiredo, responsável pela empresa que leva seu nome, por meio de um comunicado. Ela também assina a produção do evento.

“Além disso, porções de degustação destas criações serão comercializadas a preços populares, em um verdadeiro tour gastronômico pelos espaços que foram batizado de Pontos do Sabor, onde o visitante terá a oportunidade de experimentar várias pequenas porções e escolher a sua favorita.”

Anote na agenda Pipa RN faz festival em marco Foto 2 divulgacao
Outro prato da primeira edição do evento (foto divulgação)

“Acreditamos na importância de oferecer um cardápio exclusivo durante o evento para que o visitante seja convidado a saborear uma novidade do seu restaurante favorito ou surpreendido por um novo espaço que escolheu conhecer”, resume Juçara.

Oficinas e workshops ministrados por talentos da culinária local também estarão dentro da programação. Oficinas de marketing digital para bares e restaurantes e fotografia de alimentos também serão ofertados de forma gratuita a moradores, turistas e profissionais da área.

Anote na agenda Pipa RN faz festival em marco Praia da Pipa 1 Foto Humberto Sales_MTur
As lindas falésias da praia da Pipa (foto Humberto Sales/MTur)

PRODUTORES LOCAIS
Outra atração, explicam as organizadoras, será a Arena Gastronômica Saberes e Sabores. O espaço funcionará aos finais de semana, com barracas de comidinhas, produtores locais e com a Ecofeira da Pipa. A Arena ainda contará com atrações musicais e manifestações artísticas.

Uma importante marca do Festival Gastronômico Sabores da Pipa, enfatizam as organizadoras, é o super louvável movimento Km0, idealizado por Ernesto Lacarino e incorporado pelo evento. Não o conhecia e o aplaudo desde já.

“É baseado no conceito de consumir do que é próximo e local, incentivando assim uma gastronomia mais sustentável e consciente”, diz o comunicado.

“O evento já integra o calendário de eventos do município e Estado, o próximo passo é entrar na agenda dos turistas de todo o Brasil”, afirma o secretário de Turismo de Tibau do Sul, Lavoisyer Macena.

O Festival Gastronômico Sabores da Pipa é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Tibau do Sul e pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Emprotur. Para ir à página do Instagram do evento, clique aqui.

Deixe uma resposta