Cozinha do Amanhã e Instituto Capim Santo chegam à Rocinha

Cozinha do Amanhã e Instituto Capim Santo chegam à Rocinha

O Instituto Capim Santo (ICS) e a Biblioteca Parque da Rocinha, espaço que pertence à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, firmaram parceria para a utilização da cozinha/escola localizada nesse espaço, para ministrar aulas a moradores da comunidade. Assinado no mês passado, o inédito acordo técnico tem validade de dois anos.

A parceria foi formalizada entre a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, e o presidente do ICS, Luccio Oliveira (foto no alto/Leonardo Ferraz/Sececrj), visa capacitar jovens em gastronomia.

“Reabrimos a nossa Biblioteca Parque da Rocinha há pouco mais de um mês, que passou por melhorias, para aprimorar a qualidade dos nossos serviços e, agora, com esse acordo, passamos a oferecer à comunidade cursos de formação com a intenção de geração de emprego, renda e oportunidade para as pessoas por meio da economia criativa”, afirmou Danielle.

“O ICS está chegando à comunidade da Rocinha para levar sabor, amor e ajudar a fazermos uma sociedade com mais oportunidade e mais justa, por meio de uma gastronomia democrática e inclusiva”, declarou Oliveira.

Com capacitação profissionalizante na área de gastronomia, o Cozinha do Amanhã irá oferecer aos jovens da comunidade cursos voltados à empregabilidade e desenvolvimento humano. Serão quatro meses de duração, 200 horas, duas vezes por semana, quatro horas por dia, com aulas práticas e teóricas. Nas aulas práticas, serão abordados temas sobre o preparo e técnica para: pães, massas, petiscos, aves, carnes, entre outros. As aulas teóricas serão sobre história da gastronomia, boas práticas e nutrição.

No final, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante o curso na própria cozinha-escola. Logo após, os alunos vão ter o desafio de realizar o seu próprio trabalho de conclusão de curso e, para fechar, haverá a entrega do diploma com a festa de formatura.

Ao longo de dois anos de parceria, serão oferecidos, ainda, outros cursos voltados para empregabilidade e desenvolvimento humano para os moradores da comunidade.

Deixe uma resposta