Caipira faz mineirices de raiz em Monte Verde

Caipira faz mineirices de raiz em Monte Verde

por Claudio Schapochnik_Monte Verde_Camanducaia/MG*

Monte Verde fica no Sul de Minas Gerais, é um distrito do município de Camanducaia — a cerca de 160 quilômetros de São Paulo. Portanto os pratos mineiros estão super presentes por lá. No entanto, há muitas opções gourmetizadas — e caras. “Fugi” de todas estas, e comi uma comida mineira de raiz muito gostosa a um preço bem acessível. O nome da ótima casa: o Restauranti [sim, com “i” no final] do Caipira.

Visitei o destino mineiro com minha esposa em junho passado. Por causa da pandemia de Covid-19, o estabelecimento não atendia no salão, que pareceu ser grande. Só servia para viagem.

No alto, a marmita com “carni di purcu” e, acima, uma das placas do restaurante (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Por duas vezes, eu e minha esposa almoçamos na Pousada Jardim da Mantiqueira, onde estávamos hospedados, com a marmita deliciosa do Restauranti do Caipira. Comida simples, caseira, extremamente mineira, de raiz.

Estava passeando pelas lojas do distrito quando descobri o restaurante. As placas me chamaram a atenção, pois estão escritas em mineirês. Uma beleza, adoro isso. Os preços estavam ótimos.

O cardápio em mineirês na porta da casa

Provei duas sugestões: bife de boi, servido com arroz, feijão, fritas e couve (R$ 18); e “carni di porcu” (R$ 18), servido com arroz, tutu de feijão, couve e chuchu. É o que dizia o cardápio. No entanto, no segundo prato, não veio o chuchu e, por isso que, imagino, colocaram um ovo frito no lugar. Adoro chuchu, mas preferi o ovo, com gema mole. Estava tão bom, só faltou o pão para comer com a gema.

A casa não poupa, não: a marmita vem com bastante comida. Dependendo de quem compra, se não come muito, dá até para duas pessoas tranquilo.

Nos dois almoços, a comida estava ótima e chegou quentinha: comida bem temperada, arroz soltinho, tutu cremoso e couve saborosa. Carnes bem macias e muito gostosas. Só de lembrar, dá vontade outra vez de comê-la. Pedi e o pessoal do estabelecimento mandou: molho de pimenta. Não estava ardida como gosto, mas enriqueceu o sabor.

Caipira faz mineirices de raiz em Monte Verde
A marmita de carni di porcu: carne suína, arroz, tutu de feijão, couve e ovo frito

Numa próxima vez no distrito, espero voltar ao Restauranti do Caipira e comer ali mesmo, no salão, outras mineirices de raiz.

Super recomendo.

SERVIÇO:
Restauranti do Caipira
Shopping Oak Plaza
Avenida das Montanhas, 1.160, Monte Verde, Camanducaia/MG
Tel. (35) 3438-2141

*A reportagem do Que Gostoso! hospedou-se na Pousada Jardim da Mantiqueira, em Monte Verde, a convite dos proprietários

Um comentário sobre “Caipira faz mineirices de raiz em Monte Verde

Deixe uma resposta