Las Delicias de Carmen (Chile) serve típica pataska

por Claudio Schapochnik

Foi a dica do guia de turismo e motorista da Arayra Atacama, a empresa de receptivo onde comprei os passeios no deserto de Atacama: “você tem provar a pataska, um cozido típico de nossa região, e um lugar bom para comer é o restaurante Las Delicias de Carmen”. Essa conversa sobre culinária típica do Atacama ocorreu no dia do passeio aos gêiseres de El Tatio. Registrado!

Foi dessa forma que eu e minha esposa ficamos sabendo desse prato, cujo nome tem origem quechua. Até então jamais havia ouvido falar. E assim foi que conhecemos esse restaurante nas nossas férias no Norte do país, em janeiro passado.

Então fomos almoçar após o passeio a El Tatio no Las Delicias de Carmen. A casa está fora do burburinho da principal rua, a Caracoles. Na frente uma lousa destaca algumas opções e os preços.

Um dos vários gêiseres de El Tatio: força bruta da natureza; excelente passeio (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
A fachada do restaurante
Mesas e a bandeira do Chile no salão da casa

Há dois lugares distintos: um salão, onde fica a grande cozinha e o caixa, e o outro salão, onde ficam as mesas. Bem grande por sinal. Fomos bem atendidos por um garçom muito jovem, talvez ainda um adolescente.

Pedi a pataska, e a minha esposa pediu cazuela de frango – aquele delicioso caldo de legumes (batata, abóbora, cenoura etc) com frango ou costela bovina. Antes o garçom trouxe duas saladinhas. Adoramos. Enquanto esperávamos os pratos, o restaurante foi enchendo.

A saladinha
A escolha de minha esposa: cazuela
Outra cena de El Tatio: fumaça saindo da água, que chega à superfície muito quente depois de ser aquecida pela lava

A pataska é um cozidão bem rico, comida que dá “sustança” e melhor pra tomar naqueles dias bem frios – que não era o caso. O prato tem carnes bovina e suína, batata, milho branco, cenoura e outros legumes, super bem temperado. Gostei muito e o recomendo.

Não pretendíamos comer sobremesa, pois estávamos satisfeitos. O garçom, no entanto, insistiu e aceitamos provar um pedaço pequeno do mil folhas da casa, bem rústico e com doce de leite. A simpatia foi nota dez, mas o doce, bem bonito aos olhos, ficou a desejar. Bem pesadão.

Enquanto almoçávamos, vi a dona Carmen, a dona da casa, ir em algumas mesas e fazer aquele trabalho super importante de relações públicas com os fregueses.

Pagamos a conta no caixa, e foi nesse momento que cumprimentamos a dona Carmen. Muito simpática, ela tem aquele jeito de mãezona.

Las Delicias de Carmen: ótimo lugar, ótima comida. Vale a pena, sim!

O mil folhas da casa: lindo, rústico e pesadão
Os pratos do dia: alguns já tinham acabado quando fomos embora

SERVIÇO:
Las Delicias de Carmen
Rua Calama, 370 B, San Pedro de Atacama, Chile
www.lasdeliciasdecarmen.cl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s